O Hotel Laje de Pedra, considerado um dos mais lendários hotéis da Serra Gaúcha, vai ser revitalizado. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 27, pelo grupo suíço Kempinski Hotels, empresa especializada no setor, com mais de 120 anos de atividades. A revitalização vai custar R$ 540 milhões, incluindo a aquisição. A ideia é finalizar a obra em 2024.
Com sede em Genebra, na Suíça, a rede hoteleira que opera 79 hotéis cinco estrelas em 34 países escolheu o Rio Grande do Sul para fazer sua estreia na América do Sul. A ideia inicial é investir R$ 540 milhões para expansão e revitalização do Laje de Pedra, elevando o hotel ao padrão internacional de seis estrelas, e devem gerar pelo menos 500 empregos diretos. Segundo o CEO interino e presidente do conselho de administração da Kempinski Hotels, Bernold Schroeder, a expectativa é reabrir as portas no segundo semestre de 2024.
O projeto de repaginação do Laje de Pedra é do estúdio de arquitetura e design Perkins&Will, criado em 1935 nos Estados Unidos e com sede brasileira em São Paulo. Após as obras, o Kempinski Laje da Pedra deverá passar de 234 para 366 apartamentos, com metragens entre 46 metros quadrados (m²) e 108m². O empreendimento terá ainda quatro restaurantes, cinco bares (incluindo rooftop bar com vista para o Vale do Quilombo), espaço kids, spa, piscina de raia coberta, piscina de borda infinita, centro de convenções com foco em atividades sociais e culturais, além de teatro ou cinema para até 350 pessoas.
Mín. 13° Máx. 20°