14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Feira do Livro de Bento Gonçalves divulga nomes da patrona e da escritora homenageada

Natália Borges Polesso e Sabrina Dalbelo são os destaques da 36ª edição do evento, que ocorre de 6 a 17 de outubro

25/08/2021 às 22h43 Atualizada em 26/08/2021 às 10h35
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Aos poucos, a 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves começa a ganhar forma. Nesta quarta-feira, dia 25, a Comissão Organizadora do evento anunciou oficialmente Natália Borges Polesso como a patrona e Sabrina Dalbelo como a escritora homenageada. A edição deste ano tem como tema “Novos Tempos, Novas Leituras” e ocorre de 6 a 17 de outubro.

Sobre o convite de ser patrona da 36ª Feira do Livro, Natalia evoca o fechamento de um ciclo: “É uma alegria e uma honra de ser patrona, além de ter uma força simbólica muito grande nesta fase da minha vida. Neste ano, faço 40 anos e sou natural de Bento Gonçalves. Por força das circunstâncias, não vivi em Bento Gonçalves, no entanto tenho muito apreço por este município. Será uma Feira do Livro maravilhosa e com viés sentimental, pois fecha um ciclo para mim na Serra Gaúcha”.

Sabrina expressa sua emoção de ser escolhida escritora homenageada: “Bento Gonçalves é o local que escolhi para criar meus filhos, compartilhar a vida com o meu marido, e é onde comecei a escrever. A escrita se tornou essencial na minha vida. Ela tem o poder de liberar o raciocínio e de estar caminhando junto na construção da consciência. É com muita honra e alegria, com o coração aberto, que aceitei o convite de ser escritora homenageada”.

Durante o encontro, foi divulgado que a feira deste ano será no formato híbrido. Haverá uma programação transmitida em canais nas redes sociais da Cultura Bento e também atividades presenciais, por conta de flexibilização nas regras de distanciamento controlado, com todas as medidas sanitárias.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta o caráter de empoderamento feminino. “Temos uma dobradinha de mulheres que têm o seu destaque na área da literatura, são novas vozes poderosas e, por coincidência, duas bento-gonçalvenses. A Natália não não mora há algum tempo aqui, mas é natural de Bento. A Sabrina, mesmo natural de Porto Alegre, já é bento-gonçalvense. Tanto a patrona quanto a escritora homenageada estão com suas carreiras consolidadas. Vejo que elas, com sua literatura, maneira de pensar, têm bastante a contribuir e ensinar para a gente”, afirma.

Natalia Borges Polesso
Nascida em Bento Gonçalves, a escritora, pesquisadora e tradutora tem oito livros publicados. Sua primeira obra, ”Recortes para álbum de fotografia sem gente”, de 2013, ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura. Seu título seguinte, “Amora”, lançado em 2017, chamou a atenção do público e crítica e foi vencedor do prestigiado Prêmio Jabuti em duas categorias, Contos e Escolha do Leitor, e venceu os prêmios Açorianos e da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs).

Em 2019, vem seu primeiro romance, “Controle”. Em 2020, escreve juntamente com mais três escritores (Luisa Geisler, Marcelo Ferroni e Samir Machado de Machado) a distopia "Corpos Secos". Seu novo título, “A extinção das abelhas”, foi publicado neste ano.

Natalia traduziu inúmeras obras, dentre elas "Tituba, bruxa negra de Salem" (2019), de Maryse Condé, "Nós e Eles" (2019), de Bahiyyih Nakhjavani, "A casa na Rua Mango" (2020), de Sandra Cisneros, "Fiebre Tropical", de Juli Delgado Lopera, entre outros títulos de autoras como Agatha Christie.

Entre 2017 e 2021, foi pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado, na Universidade de Caxias do Sul, com a pesquisa Geografias Homoafetivas. Seus livros e sua pesquisa tratam das vidas e das relações das pessoas cis ou trans que se identificam como lésbicas ou bissexuais em literatura.

Natalia sempre tenta trazer à luz o debate sobre gênero de um modo mais abrangente com foco nos afetos e nas relações e nos espaços que ocupam. Um trecho de “Amora” caiu no Enem 2018, sendo lido por mais de cinco milhões de participantes. Natalia tem viajado o Brasil e o mundo a convite para divulgar sua obra e sua pesquisa. A escritora tem seu trabalho traduzido em diversos países, tais como Argentina, Espanha e Estados Unidos.

Sabrina Dalbelo
Sabrina Dalbelo é gaúcha de Porto Alegre e reside em Bento Gonçalves há 15 anos. Formada em Direito, é servidora do Ministério Público Federal. É autora dos livros de poesia “Baseado em Pessoas Reais" (Poesias Escolhidas, 2017), “Lente de aumento para coisas grandes” (Penalux, 2018) e “Rasga-ossos” (Penalux, 2020).

Foi aluna da oficina de criação literária Contantes, projeto fomentado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves (2018) e do Curso “Escrevendo Literatura Fantástica”, da Metamorfose Cursos. Participa frequentemente de eventos artísticos e literários do município, como a própria Feira do Livro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários