Um policial rodoviário federal aposentado morreu na madrugada desta segunda-feira, 23, após uma briga generalizada com policiais militares na cidade de Torres, no litoral gaúcho. Um dos filhos da vítima também foi baleada e está internada no hospital. Outro filho do policial morto foi detido na delegacia.
De acordo com informações do delegado da Polícia Civil, em plantão em Torres, Adriano Koehler Pinto, as investigações preliminares apontam que dois filhos do policial aposentado da PRF, Fábio Cesar Zortea, estiveram em dois estabelecimentos comerciais para adquirir bebidas alcoólicas, causando confusão nos comércios da área central. A Brigada Militar foi chamada para intervir e os dois homens reagiram a ordem de abordagem.
Houve perseguição policial e os jovens foram abordados em frente ao prédio onde eles residem. Os jovens resistiram à abordagem policial, quando o PRF aposentado, pai dos dois rapazes, desceu do seu apartamento para intervir. A confusão aumentou e um dos policiais foi agredido. Neste momento um dos filhos do PRF aposentado, Fábio Augusto Zortéa, foi atingido por um tiro. Neste instante, Fábio César Zortea (PRF aposentado) pegou o cacetete de um dos PMs e partiu para cima do policial, que efetuou um disparo para contê-lo, atingindo a região do abdômen.
O PRF aposentado ainda partiu em direção a outro policial para tentar agredí-lo, mas logo em seguida caiu ferido na calçada. Ele e o filho foram levados para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Fábio Augusto Zortea segue internando, enquanto seu pai, Fábio César Zortea, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
De acordo com o delegado Adriano, responsável pela investigação, houve luta e tentativa de desarmar os policiais e agressão. O outro filho do PRF aposentado, identificado como sendo Luca Zortea, foi detido para prestar depoimento na delegacia. O delegado afirmou que está sendo elaborado auto de prisão em flagrante dos dois filhos do policial aposentado da PRF pela agressão aos PMs.
Mín. 13° Máx. 29°