O Esportivo emplacou uma sequência de resultados positivos nesta reta final da primeira fase da Série D. Após três empates consecutivos, dois deles diante do líder e vice-líder da chave, o alviazul conquistou duas vitórias seguidas e voltou a figurar no G4 da competição nacional. Com apenas duas rodadas a serem disputadas, o alviazul depende somente de suas próprias forças para concretizar o feito histórico de se se classificar logo em sua primeira participação do último escalão do futebol brasileiro.
A vitória sobre o Aimoré pelo placar de 2 a 1 colocou o alviazul na 3ª colocação do grupo com 15 pontos conquistados, mesma pontuação que o Marcílio Dias-SC, que vem logo atrás. Por enquanto, o time de Bento Gonçalves é o único time gaúcho que está avançando à próxima fase.
Seguem também na briga pelas duas últimas vagas o Caxias, o Juventus-SC e o Aimoré, o qual tem chances remotas. O Cascavel-PR e o Joinville-SC já garantiram vaga à próxima fase, enquanto o Rio Branco-PR já está eliminado.
Nas duas últimas rodadas, o Esportivo vai encarar o Juventus-SC, em Jaraguá do Sul, em confronto direto na briga pela classificação, e finaliza a fase classificatória da Série D diante do já eliminado Rio Branco-PR, lanterna do grupo, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Portanto, o jogo diante da equipe do Juventus-SC será decisivo para ambas as equipes. Em caso de vitória, o alviazul permanece no G4 e fica ainda mais próximo de carimbar a sua vaga à próxima fase. No primeiro turno, o time comandado por Rogério Zimmermann derrotou em casa a equipe de Jaraguá do Sul-SC pelo placar de 2 a 1.
12ª rodada - Grupo A8 - Série D
Juventus-SC 0 x 1 Joinville-SC
Caxias 1 x 1 Cascavel-PR
Marcílio Dias-SC 2 x 0 Rio Branco-PR
Esportivo 2 x 1 Aimoré
Classificação:
Mín. 17° Máx. 24°