A cidade de Bento Gonçalves poderá contar com um representante na maior competição da categoria Júnior de Fossa Olímpica (tiro ao prato) em 2021. Os atletas bento-gonçalvenses Igor De Dea Mera, de 17 anos, e Ítalo Burnier, de 15 anos, disputam a segunda e derradeira seletiva, que ocorre entre os dias 20 e 22 de agosto, em São Paulo-SP, valendo vaga ao Mundial Júnior da modalidade em setembro, no Peru.
Na primeira seletiva, realizada em Belo Horizonte, o jovem atleta Igor, que atua na modalidade desde 2019, se sagrou campeão, acertando 113 dos 125 pratos. Já Ítalo Burnier, de apenas 15 anos, o qual entrou para a Fossa Olímpica no ano passado, não conseguiu alcançar o pódio.
Na segunda seletiva, serão três baterias, as quais serão realizadas uma em cada dia. Na sexta-feira e no sábado, serão lançados 50 pratos e, no domingo, 25 pratos, totalizando 125 pratos que os competidores terão que atingir. Igor necessita novamente ficar entre os três primeiros colocados para garantir a sua vaga ao Mundial. Já para Ítalo, a tarefa é mais árdua. O atleta de Bento precisa entrar no pódio e depender de resultados paralelos para alcançar a vaga.
No período entre as provas da primeira seletiva e a derradeira etapa em São Paulo, ambos os atletas de Bento competiram pelo Campeonato Gaúcho, que se tornou relevante para a preparação dos jovens bento-gonçalvenses visando manter a constante evolução. Além disso, também mantiveram contato com o treinador Roberto Schmits, medalhista em Panamericano e que representou o Brasil na modalidade nas Olimpíadas Rio 2016.
“Fiz o meu treino competindo. Fomos para Santa Maria no estadual e lá conversei com o meu treinador e com a psicóloga e falaram para eu tentar simular como seria em São Paulo, só que claro, em uma escala menor, já que são só 105 pratos. Tentei dar o meu melhor, tentando simular mesmo como seria em São Paulo e eu tive um resultado muito bom. Foi um treino bem eficiente. Espero alcançar o primeiro lugar sempre, com muito esforço e dedicação”, pondera Igor.
Igor almeja fazer a pontuação necessária para mais uma vez figurar no pódio. E, para isso, conta com a supervisão do experiente atleta de Fossa Olímpica, Roberto Schmits, almejando seguir os mesmos passos com o sonho de, um dia, chegar a uma Olimpíada. “Ele sabe bem o que estou passando, o que estou sentindo, quando estou nervoso. Ele já tem muita experiência e tenta passar para mim. Não preciso nem falar nada, ele consegue ver como está o meu humor, o meu corpo e já sabe me dizer o que é que eu tenho que fazer”, relata Igor.
Ao contrário de Igor, que já possui maior experiência e bagagem em competições, Ítalo está participando de seus primeiros torneios na modalidade. “Não esperava. Recebi a notícia que iria atirar na seletiva e fiquei muito faceiro por ser a minha primeira prova fora do Estado. É uma experiência bem diferente, o nervosismo é outro. Meu resultado não foi dos melhores, mas a experiência valeu a pena”, explica.
Para a jovem promessa do esporte, a chave para conquistar um bom resultado e buscar uma vaga ao Mundial é ter foco e concentração nas provas. “Acredito que, com foco e muita concentração, consigo entrar no pódio junto com o meu colega, o que seria incrível nós dois juntos com a vaga para o Mundial”, ressalta.
Também comandado pelo Roberto, Ítalo almeja evoluir cada vez mais para realizar o seu primeiro sonho, que é disputar uma competição fora do país. “Primeiramente desejo competir em uma competição fora do país. Seria um sonho realizado. O primeiro sonho seria isso: o Mundial, e depois, com certeza, as Olimpíadas. É o maior sonho de qualquer um”, destaca Ítalo.
Serão destinadas apenas três vagas na categoria Júnior para defender o país no Mundial de Fossa Olímpica da categoria. A competição, que vai reunir as promessas da modalidade, é tradicionalmente realizada em Lima, no Peru.
Mín. 17° Máx. 24°