A obra que está sendo realizada na área central de Garibaldi continua causando transtornos à população. Na manhã desta quinta-feira, 19, a prefeitura de Garibaldi precisou bloquear o acesso de veículos e pedestres em um trecho da Avenida Independência, entre as ruas Jabob Ely e General Osório, devido ao risco de desmoronamento. A empresa responsável pela obra foi multada pela prefeitura.
Na manhã desta quinta-feira, 19, um novo desmoroamento foi registrado no local. Diante disso, técnicos da prefeitura fizeram uma nova vistoria e decidiram bloquear o acesso de veículos e pedestres no local, no sentido Centro/bairro. A prefeitura de Garibaldi também emitiu uma nota oficial, informando todos os trâmites em relação à construção no local e a responsabilização da empresa em relação ao deslizamento.
Confira a íntegra da nota
O Município de Garibaldi informa que uma obra em terreno particular —localizado na Avenida Independência, entre as ruas Jabob Ely e General Osório — ocasionou deslizamento de terra que inviabiliza o trânsito de pedestres e veículos no sentido centro-bairro.
A Prefeitura já emitiu auto de infração e está tomando as medidas emergenciais para garantir a segurança da população e para que a via pública volte a cumprir sua função com a maior brevidade possível.
A Prefeitura esclarece que a construção já havia sido embargada no dia 28 de junho de 2021, pelo setor de fiscalização da Secretaria de Obras, que identificou os riscos. Naquela ocasião, o Município determinou à construtora que tomasse medidas imediatas e emergenciais, para evitar transtornos à comunidade.
A referida construtora propôs um plano e executou a estabilização de taludes, mediante preenchimento com material rochoso. A proposta apresentada pela empresa mencionava, ainda, intervenções pontuais no talude rochoso, para construção individual de sapatas.
Entretanto, no dia 18 de agosto de 2021, a Secretaria de Obras verificou novo deslizamento de terra no local, ocasionado pela retirada, por parte da construtora, de todo o talude rochoso que estabilizava a Avenida Independência, contrariando o plano anteriormente apresentado.
Como consequência, foi gerado grande risco de desmoronamento do leito da via, obrigando o Município de Garibaldi a bloquear totalmente o trânsito no local.
Histórico
A obra foi autorizada pelo Alvará de Construção nº 034/2020, contemplando pavimentos de garagem, salas comerciais e apartamentos, sendo que o prazo de validade do licenciamento é de três anos, contados do dia 18/05/2020, data da respectiva expedição.
Mín. 17° Máx. 27°