A travessura de um menino de 11 anos provocou a perda de milhares de doses de vacina no litoral norte do Rio Grande do Sul. Ele desligou o dijuntor que abastecia de energia um posto de saúde, provocando a inutilização das vacinas. A criança foi ouvida na delegacia pelos policiais.
De acordo com a Polícia Civil, o fato ocorreu na noite do sábado, 14, Posto de Saúde do bairro São Jorge, da cidade de Capão da Canoa. Câmeras flagraram uma pessoa desligando o disjuntor da unidade, que ficou 48 horas sem luz. A energia foi retomada somente na segunda-feira, 16, quando os funcionários chegaram para trabalhar.
Com o desligamento, foram perdidas 2.994 doses de vacina, sendo 740 contra a Covid-19, 440 contra o Influenza e 1.814 doses de vacinas de rotina. As imagens foram analisadas pela seção de investigação, sob a supervisão da delegada Sabrina Deffente. Após um minucioso trabalho de investigação, foi identificado o autor do fato, sendo este uma criança de 11 anos de idade.
O menor foi trazido à delegacia, acompanhado de sua mãe, onde declarou ter desligado o disjuntor por brincadeira, que não sabia nada a respeito do armazenamento de vacinas. O procedimento policial seguirá seu trâmite a partir da identificação do autor, com o inquérito sendo remetido à justiça, posteriormente.
Mín. 13° Máx. 29°