O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale divulgou, na tarde desta terça-feira, 17, a identificação da variante Delta em dois pacientes infectados de Garibaldi. O município aparece na lista junto com outras 11 cidades do estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas amostras tomadas entre 15 de junho a 9 de agosto.
Entre os fatos mais relevantes, se destacam o achado de dois casos da linhagem B.1.617.2 a partir de amostras coletadas em 17 de junho em Garibaldi. Isso se deu antes, ainda, das primeiras notificações da variante Delta no estado do RS, conforme publicação da Feevale. A variante Delta e linhagens derivadas desta foram encontradas em pacientes coletados nos municípios de Canoas, Estância Velha, Garibaldi, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Os exames de PCR são encaminhados desde o início da pandemia para o laboratório da Feevale.
De acordo com o virologista Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e coordenador da rede Rede Corona-Ômica BR-MCTI, os dados corroboram os achados recentes encontrados em outros estados brasileiros de uma continuada evolução e diversificação da variante Gamma, bem como de uma ocorrência crescente da variante Delta.
É preciso ressaltar que a vigilância constante da circulação e distribuição relativa das diferentes variantes é uma ferramenta importante para o enfrentamento da pandemia. Precisamos, portanto, continuar monitorando continuamente as variantes, principalmente a Delta”, afirma Spilk.
Mín. 17° Máx. 27°