Quem precisa ligar para o serviço de teleagendamento da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves tem tido dores de cabeça. Muitos usuários estão reclamando que não conseguem completar as ligações em diferentes horários do dia e têm dificuldade em completar a ligação. O mesmo problema tem sido relatado para quem tenta ligar para o Espaço do Idoso, no bairro Progresso, e também em algumas unidades de saúde.
A reportagem do NB Notícias vem recebendo contato de diversos usuários da comunidade reclamando que não conseguem contato com o serviço de teleagendamento, que é marcado pelo número (54) 3771-4242. Em um dos casos, a moradora Patrícia Marcon relata que precisou ligar quase 90 vezes e, mesmo assim, não conseguiu atendimento. O mesmo aconteceu com o aposentado Moacir Moreira, que entrou em contato na semana passada e não conseguiu completar as ligações para agendar sua consulta. O assunto foi debatido no Programa Ponto & Vírgula desta segunda-feira, 16, e relatou o episódio ocorrido. Na oportunidade, o apresentador do programa, Marcelo Dargelio, pediu uma providência ao prefeito Diogo Siqueira e ainda disse que ligaria na manhã desta terça-feira, 17, para conferir o que estava acontecendo.
Na manhã desta terça-feira, 17, a reportagem do NB Notícias tentou duas vezes contato com o teleagendamento e conseguiu ser atendida rapidamente nas duas ligações. Porém, quando foi direcionado para a UBS do bairro de destino para o atendimento, o repórter não conseguiu contado com as unidades de saúde.
Ligações para o Espaço do Idoso, no bairro Progresso, são quase impossíveis
Porém, pior do que ligar para o teleagendamento, é conseguir uma ligação para o Espaço do Idoso, no bairro Progresso. Quem liga no (54) 3055-8518 tem que ter muita, mas muita sorte para ser atendido. Durante a manhã desta terça-feira, 18, a reportagem do NB Notícias tentou contato com a unidade por 15 vezes. Em 14 oportunidades o número estava ocupado, conseguindo atendimento na última tentativa. "A impressão que dá é de que eles tiram o telefone do gancho", relata a dona de casa Marli Correa, que já desistiu de ligar para o número.
O mesmo aconteceu na tentativa de ligar para o número (54) 3055-8520, da UBS do bairro Cohab. Foram 12 tentativas até conseguir atendimento.
O que diz a prefeitura de Bento Gonçalves
Por meio da Assessoria de Imprensa, a prefeitura de Bento Gonçalves informa que a Central Telefônica da Secretaria da Saúde tem 15 linhas para receber ligações e 7 em que o morador fica na espera. O que acontece, segundo a prefeitura, é que o paciente não tem a informação de quando está na espera e o telefone continua chamando ou dá sinal de ocupado.
O poder público destaca que a equipe da tecnologia já trabalha para proporcionar melhorias no sistema com aviso para o morador permanecer na linha, que logo será atendido. Também estão sendo implantados horários diferenciados para as unidades, evitando que tenha congestionamento nas linhas.
Mín. 13° Máx. 29°