Não é só no profissional que o Clássico da Polenta deixa os ânimos aflorados dentro das quatro linhas. Nas categorias de base, a rivalidade já é colocada em prática. Esportivo e Caxias protagonizaram uma partida frenética no domingo (15), pela Liga Serrana Sub-19 de 2021. Após sair na frente do placar, o alviazul sofreu a virada na etapa final e, mesmo com dois jogadores a menos, buscou o empate em 2 a 2 diante do rival.
Na etapa inicial de jogo, a partida, que ocorreu na Linha Paulina, em Bento Gonçalves, foi marcada por faltas e com chances de gols para ambos os lados. O Esportivo possuía maior volume de jogo, pressionando o time adversário em busca do gol. Em uma das oportunidades, Emerson invadiu a área e bateu na saída do goleiro para inaugurar o marcador a favor dos donos da casa, 1 a 0.
Na etapa derradeira, o Caxias reagiu. Em bola enfiada por entre os defensores do Esportivo, Trindade empatou para a equipe Grená. Depois, em lançamento para a área, Lucas Migon, no segundo poste, de cabeça, subiu sozinho para desviar e balançar as redes, 2 a 1.
Com o prejuízo no placar, o Esportivo se jogou para ataque em busca do empate. No entanto, o alviazul teve dois jogadores expulsos no mesmo lance: o volante Nathan, por uma entrada perigosa, e Gustavo Noronha, por reclamação, dificultando a vida do time de Bento Gonçalves. Pouco depois, o alviazul teve um pênalti a seu favor, o qual foi desperdiçado por Piolho.
No entanto, nos minutos finais, em cobrança de falta para a área, Piolho desviou de cabeça e aproveitou a falha do goleiro adversário, que saiu mal do gol, para igualar o marcador e decretar o empate em 2 a 2 no Clássico da Polenta.
Com o resultado, o Esportivo finalizou o primeiro turno da Liga Serrana na vice-liderança com 14 pontos conquistados, dois a menos que o Marítimo, que lidera a competição, e quatro pontos a mais que o primeiro colocado fora da zona de classificação.
Mín. 17° Máx. 24°