Após ser demitido do Esportivo, o treinador Márcio Ebert, que iniciou a sua carreira no futebol em Bento Gonçalves, é o mais novo técnico da equipe sub-20 do Marítimo Brasil. O clube da elite do futebol de Portugal, que promove sua expansão no Brasil desde 2015, agora tem uma sede própria para a formação de atletas de alto nível para levá-los à Europa. Em 2022, a equipe, que está situada em Canoas e que pretende se tornar um clube-empresa, almeja disputar a Terceirona Gaúcha para alcançar a elite até 2024.
Após o vice-campeonato da Copa Água da Pedra, o técnico Márcio Ebert, que fez parte da reestruturação das categorias de base do Esportivo, com uma metodologia com base nos novos conceitos do futebol mundial, estará à frente do time sub-20 do clube português. O interesse por parte do time de Portugal surgiu quando o Esportivo derrotou o Marítimo pela Liga Serrana.
“Já conhecia o clube pelo trabalho que começava a despontar na categoria de base. Enfrentei o time deles quando estava em outro clube e despertou uma atenção pelo conceito de jogo. Tivemos uma aproximação pela ideia de futebol. Logo depois recebi uma ligação deles e aceitei o projeto. Temos uma grande equipe no aspecto individual e vamos crescer ainda mais”, disse o treinador.
Márcio Ebert já fez a sua estreia pelo Marítimo, conquistando uma vitória pelo placar de 4 a 1 sobre o Brasil de Farroupilha, em jogo válido pela Liga Serrana Sub-19. A equipe de Canoas lidera a competição, com três pontos a mais que o Esportivo.
A expectativa é que o técnico Márcio Ebert comande o clube também na Copa Santiago e na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do Brasil. Em 2022, o Marítimo pretende disputar a sua primeira competição profissional: a Terceirona Gaúcha. O time profissional já está sendo preparado para 2022 e deverá contar com 10 jogadores oriundos da equipe sub-23 do Marítimo, de Portugal.
Assim como Marcio Ebert, chega ao clube o preparador físico Rodrigo Carvalho Soares, campeão pelo Gaúcho e que acumula passagens por Passo Fundo, Cruzeiro de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bento Goncalves, além de Hercílio Luz de Santa Catarina. Rodrigo também trabalhou pelo Campinense da Paraíba e no Ypiranga-PE.
A estrutura do Marítimo Brasil:
O clube português, que almeja chegar à elite do futebol gaúcho até 2024, conta com uma ampla estrutura em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O clube atua em um estádio com capacidade de aproximadamente 6 mil pessoas, e conta com um parque miltiesportivo com dois campos de futebol, dois campos Society, alojamentos, quadras de vôlei e de futebol de areia, duas quadras de tênis, sala de musculação, centro de fisioterapia e dois vestiários.
Mín. 17° Máx. 24°