A invencibilidade do Esportivo em Clássicos da Polenta em competições nacionais foi mantida: o alviazul conquistou uma vitória sobre o rival Caxias pelo placar de 1 a 0, na tarde deste sábado (14), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O gol que deu a vitória para o time de Bento Gonçaves foi marcado no segundo tempo pelo zagueiro Rafael Dumas, de cabeça.
Com o resultado positivo, a equipe da Capital Brasileira do Vinho somou a sua segunda vitória na competição e se aproximou da zona de classificação do grupo A8 da Série D, com apenas um ponto de diferença para o último colocado dentro do G4.
O jogo:
No primeiro tempo de partida, as equipes protagonizaram um confronto equilibrado, porém sem emoções. Os goleiros não trabalharam na etapa inicial de jogo. A primeira oportunidade foi do Esportivo, com Potiguar arriscando de longe, por cima do gol.
O Caxias respondeu com Kelvin, o qual limpou da marcação e arrematou à direita do gol defendido por Otávio Passos. A partir dos 25 minutos, nenhuma equipe conseguiu chegar ao ataque com efetividade.
Na etapa derradeira, o Esportivo voltou a campo com mais agressividade. A primeira chance veio através de Potiguar, o qual tentou encobrir o goleiro Pitol, porém colocando por cima da meta. Pouco depois, Ramires invadiu a área e finalizou por cima do gol, desperdiçando uma boa oportunidade para o alviazul.
Aos 14 minutos, Vini Peixoto fez boa jogada individual pela direita, tocou para Dumas, o qual tabelou com Batista e recebeu de volta, de cabeça, livre na pequena área, para abrir o placar do jogo, 1 a 0 no Centenário.
Com o prejuízo no placar, o Caxias se jogou para o ataque, porém com poucas construções ofensivas. Diogo Oliveira tentou duas vezes de longe, mas parou na defesa do goleiro Otávio Passos. Aos 42 minutos, Carlos Alberto arrematou e contou com um desvio no meio do caminho para quase surpreender o goleiro alviazul, porém a bola passou à esquerda do gol.
Aos 46 minutos, o Esportivo quase ampliou com Mateus Norton, o qual obrigou o goleiro Pitol a fazer grande defesa. Apesar da pressão dos donos da casa, o Esportivo se manteve sólido defensivamente e garantiu a vitória no clássico por 1 a 0.
Com a vitória, o Esportivo mantém a invencibilidade em clássicos contra o Caxias em competições nacionais com três vitórias e um empate em quatro jogos disputados diante do rival. O alviazul subiu para a 5ª colocação com 12 pontos conquistados, um a menos que o Caxias e o Juventus-SC, que ocupam o terceiro e quarto lugar do grupo A8 da competição nacional. Na próxima rodada, o Esportivo encara o Aimoré, no sábado (21), no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Ficha da partida:
Caxias: Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Rafael Lima, Henrique e Vidaletti; Marlon (Yuri Martins), Karl (Carlos Alberto) e Diogo Oliveira; Jean Dias (Gleydson), Kelvin (Milla) e Michel – Técnico Rafael Jaques
Esportivo: Otávio Passos, Wesley (Peixoto), Ramires, Dumas (Serafini) e Rennan; Chicão, Mateus Norton e Cafú (Afonso); Juninho Potiguar (Paulinho), Laílson e Matheus Batista – Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Rafael Dumas 14’ 2T (ESP)
11ª rodada – Grupo A8 – Série D:
Caxias 0 x 1 Esportivo
Joinville-SC 1 x 1 Marcilio Dias-SC
Cascavel-PR 2 x 2 Aimoré
Rio branco-PR x Juventus-SC
Mín. 17° Máx. 24°