A Fiat bem que tentou com o Mobi, mas não conseguiu lançar o subcompacto com preço abaixo dos R$ 30 mil como havia prometido - chegou ao mercado há um ano custando R$ 31.900 (hoje começa em R$ 33.700). Esta missão, pelo jeito, caberá ao Renault Kwid, novidade que será lançada no Salão de Buenos Aires daqui duas semanas, com pré-venda no Brasil a partir de 15 de junho. O valor inicial do ‘SUV dos compactos’, como a marca vem chamando o carro em sua publicidade, será de R$ 29.990 na versão mais básica, segundo apurou o site Quatro Rodas. Se confirmado, será um belo trunfo na briga com os seus concorrentes diretos - além do Mobi, o Kwid encara o Volkswagen up! (parte de R$?37.990).
O lançamento da Renault sairá da fábrica de São José dos Pinhais ainda com quatro airbags (dois laterais e dois frontais), sendo o pioneiro no segmento com as bolsas adicionais. Elas têm a função de proteger o tronco dos ocupantes de lesões ocasionadas pela invasão da coluna B em caso de impacto lateral. Ombros, costelas, braços e até as cabeças ficam menos expostos durante a colisão. Outros itens de segurança estão no pacote básico do modelo, como o sistema Isofix para ancoragem da cadeira infantil, também disponível no up!.
A Renault buscará realçar a questão da segurança do carro, contrapondo assim com a imagem arranhada pelo resultado ruim no crash test da Global NCAP, feito na versão vendida na Índia. À época, a montadora rebateu dizendo que adaptou o modelo para o mercado brasileiro pela Renault Technology Americas, um dos seus sete centros de engenharia ao redor do mundo, localizado na planta paranaense.
Além das adições de equipamentos de segurança, houve também modificações na parte estrutural. Segundo a marca, 80% dos componentes são completamente diferentes, com estrutura reforçada. Isso acarreta um aumento em cerca de 20% no peso total, na comparação com o indiano (passará de cerca de 650 kg para perto de 800 kg - só o banco do motorista pesa 9 kg a mais). A gordura a mais se deve pelos reforços no monobloco e uso de aços de maior resistência.
O Kwid será impulsionado pelo novo motor 1.0 SCe 3-cilindros, de 79/ 82 cv (gasolina/ etanol) e torque máximo de 10,5 kgfm, que estreou recentemente na Sandero/ Logan. Ele vem com duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape e está associado a um câmbio manual de cinco velocidades.
O peso ‘leve’ do veículo (a balança do Mobi, por exemplo, registra 907 kg) e o motor eficiente devem resultar num consumo digno para brigar pelo posto de ‘o carro flex mais econômico do país’.
A altura em relação ao solo é mais um dos atributos do carro, daí da Renault intitulá-lo o ‘SUV dos compactos’. Chega a 18 cm, o que resulta numa posição de dirigir mais elevada. Suas dimensões são: 3,68 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos, 1,58 m de largura e 1,48 m de altura. Ou seja, um pouco maior do que up! - 3,60 m (c), 2,42 m (ee), 1,64 m(l) e 1,50 m (a) - e Mobi - 3,57 m (c), 2,30 m (ee), 1,63 m (l) e 1,49 (a).
O Kwid chama a atenção pelo visual de utilitário esportivo exibindo traços que lembram os irmãos Duster, na grade integrada ao conjunto óptico, e Sandero, nos faróis e para-choques. A traseira é mais arredondada e com uma pegada também de suvinho.
O carro vem ainda molduras pretas nos para-lamas ao melhor estilo aventureiro de boutique, que faz sucesso no mercado nacional.
Por dentro, o compacto tem visual sóbrio, como é comum nos modelos da Renault, e bastante funcional, como a central multimídia Media NAV com tela de 7” sensível ao toque. O quadro de instrumentos é todo digital.
Em clínicas com potenciais clientes, o espaço interno foi bastante elogiado, assim como o porta-malas supostamente maior que o de up! e Mobi.
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