A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves divulgou nesta semana os números da visitação no primeiro semestre no município. Com o impacto da pandemia, os meses de março e abril foram de estabelecimentos comerciais fechados. Nesse período, os hotéis, embora abertos, tiveram um número baixíssimo de hóspedes.
De acordo com a pasta, maio iniciou uma retomada positiva, fazendo com que as expectativas fossem renovadas, alcançando 93.943 visitantes, frente aos 12.450 de 2020. Junho manteve a tendência na retomada e alcançou 135.202, marca já próxima a 2019, que registrou 152.571 visitantes.
O número total de visitantes no primeiro semestre de 2021 foi de 448.469. Neste mesmo intervalo de 2020, foram 370.048. Em 2019, haviam chegado a 706.612. Mesmo com a liberação de funcionando de até 75% da capacidade dos locais, os números de 2021 ficaram 37% abaixo.
Em relação à ocupação hoteleira do primeiro semestre, a média ficou em 38,44% – 2020 foi 21,81% e 2019, 44,61%. A taxa de permanência do visitante em Bento Gonçalves aumentou cerca de 8,5%, saindo de 2,59 dias em 2020 para 2,80 dias em 2021.
O portal do turismo obteve 72.483 acessos totalizando 243.216 páginas de conteúdo visualizadas. Os turistas voltaram a estar interessados no destino, o que não ocorria durante o ápice de contaminações pelo país.
Visitantes
Mudanças também ocorreram na origem dos visitantes, sendo 56,70% do RS, 13,15% de SC, 7,39% de SP, 4,04% do RJ, 2,30% de MG, 1,16% do DF, 1,09% BA e 1,08% do CE. “Percebemos bom crescimento em turistas do RJ, MG, DF, BA e CE, o que demostra a movimentação interna do turismo brasileiro. Com fronteiras fechadas e a permanência do dólar alto, o brasileiro é motivado a viajar por seu país e isso reflete diretamente os nossos números”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Perfil dos visitantes
O perfil de quem visita Bento Gonçalves é principalmente de famílias e casais com filhos (48,69%). Na sequência, vêm os casais sem filhos (32,34%) e grupo de amigos (16,32%), praticamente o mesmo quadro de 2019. Comparando com 2020, houve um aumento no percentual de famílias e de casais sem filhos e uma redução nos grupos de amigos.
Canais de divulgação
Sobre o local de busca de informações a respeito da Capital do Vinho, 38,40% são turistas que já conheciam a cidade e voltaram para cá. O portal do turismo representou 9,6%, a indicação de amigos que recomendaram a cidade, 32,48%. Demais canais de divulgação, como Facebook, Instagram, Tripadvisor, televisão, jornal e rádio representaram 19,52% da amostra. A ferramenta de divulgação que tem mais crescimento ao longo do semestre é o Instagram, que chegou a 43.755 seguidores.
Rotas turísticas
Em relação a visitação das rotas turísticas, os números obtidos foram os seguintes: Caminhos de Pedras teve 119.026 visitantes; Cantinas Históricas, 12.549; Encantos de Eulália, 8.519; Vale do Rio das Anta,s 23.549; e Vale dos Vinhedos, 108.393. A área urbana totalizou 176.234 visitantes. “Vemos que, mesmo os números estando abaixo no comparativo a 2019, ano sem pandemia, há esperança no setor para manter a retomada constante. O avanço da vacinação no país e a confiança por parte do turista em destinos considerados seguros, por terem uma série de protocolos a exemplo de Bento, fazem com que o ritmo se mantenha positivo”, completa Parisotto.
Mín. 13° Máx. 20°