13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Centro de Bento Gonçalves terá trânsito "para inglês ver"

Mão dupla invertida deverá ser utilizada na Cândido Costa, em nova rodada de mudanças no fluxo de veículos na região central da cidade

12/08/2021 às 09h21 Atualizada em 12/08/2021 às 17h18
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

Em nota divulgada nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves informou que está estudando medidas no trânsito da região central da cidade. O assunto, inclusive, já foi levado ao prefeito pela equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.

Basicamente, as mudanças avaliadas até o momento preveem alterações no sentido de vias, como é o caso da Dr. Antunes e da Dr. Montaury, que são paralelas e separadas por uma quadra. A primeira, que hoje sobe da Marechal Deodoro para a Barão do Rio Branco, passará a descer; a segunda, por sua vez, se tornará uma subida para veículos.

A Benjamin Constant, onde está localizada a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), deverá ter mão dupla – atualmente, o sentido é único, somente para subida.

Mas uma das possíveis modificações que está gerando mais discussão é a adoção da chamada "mão inglesa" na rua Cândido Costa, no trecho entre a Marechal Deodoro (prefeitura) e a Barão do Rio Branco (posto de combustíveis). Neste quarteirão, onde hoje também só é permitida a subida, seria permitida a circulação nos dois sentidos, mas com o fluxo invertido. A justificativa é facilitar o estacionamento de quem ingressa pela Marechal e a circulação dos motoristas que passariam a entrar pela Barão, para descer até a prefeitura.

Para viabilizar essa mudança, seria necessário remover as vagas de estacionamento paralelo que existem na via. “Nossos técnicos realizaram a contagem de veículos nas principais vias e agora estamos trabalhando alternativas para apresentar para comunidade. Nosso objetivo é pensar o trânsito da nossa cidade e poder trabalhar soluções”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa.

Outra alteração deve ser implementada na avenida Osvaldo Aranha, para a implantação de pista dupla nos dois sentidos. Para isso, um dos lados da pista também perderá estacionamento em toda a sua extensão. A rótula existente junto à rua Dante Larentis, usada principalmente com acesso ao Colégio Sagrado, deverá ser substituída por um semáforo.

O Poder Público destaca que as "alternativas" seguem em análise, não havendo até o momento uma definição sobre as propostas.

E você, leitor bento-gonçalvense, o que acha das mudanças, principalmente da "mão inglesa" no Centro da cidade? Participe da Enquete do NB sobre o tema!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Pedro OliveiraHá 3 anos Bento GonçalvesBoa noite Odair Cesar Zeni. Várias vias ainda serão analisadas. Nas nossas análises contemplamos Origem Destino e obtemos a Matriz OD da área de estudo, pois sabemos que restrições de conversões e alterações de sentido de circulação dependem do conhecimento prévio dos deslocamentos. Forte abraço!
Jones PaeseHá 3 anos Bento Gonçalves RSEstá mais do que na hora de retirar estacionamento das ruas centrais e avenidas principais como a Oswaldo aranha para agilizar o trânsito, boa idéia.
Fernanda PompermayerHá 3 anos Bento Gonçalves RSA solução da "mão inglesa" é um absurdo!!! Vai causar muitos acidentes e até atropelamentos. Sugiro ficar como está ou, melhor ainda: transformar em um calçadão.
Odair Cesar ZeniHá 3 anos Bento Gonçalves, RSAgradeço a atenção do Sr Pedro em responder a crítica. O centro não é o maior dos gargalos. Observem a Av. Osvaldo Aranha, Treze de Maio entre outras. Planos devem observar os cenários mais complexos e conflituosos sem contudo, análise de origem e destino
GC CTTHá 3 anos Bento GonçalvesPrimeiro fechar os buracos e replanar os desníveis e rachaduras das vias públicas asfaltadas, e depois sim pensar em outros projetos.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários