Em nota divulgada nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves informou que está estudando medidas no trânsito da região central da cidade. O assunto, inclusive, já foi levado ao prefeito pela equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.
Basicamente, as mudanças avaliadas até o momento preveem alterações no sentido de vias, como é o caso da Dr. Antunes e da Dr. Montaury, que são paralelas e separadas por uma quadra. A primeira, que hoje sobe da Marechal Deodoro para a Barão do Rio Branco, passará a descer; a segunda, por sua vez, se tornará uma subida para veículos.
A Benjamin Constant, onde está localizada a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), deverá ter mão dupla – atualmente, o sentido é único, somente para subida.
Mas uma das possíveis modificações que está gerando mais discussão é a adoção da chamada "mão inglesa" na rua Cândido Costa, no trecho entre a Marechal Deodoro (prefeitura) e a Barão do Rio Branco (posto de combustíveis). Neste quarteirão, onde hoje também só é permitida a subida, seria permitida a circulação nos dois sentidos, mas com o fluxo invertido. A justificativa é facilitar o estacionamento de quem ingressa pela Marechal e a circulação dos motoristas que passariam a entrar pela Barão, para descer até a prefeitura.
Para viabilizar essa mudança, seria necessário remover as vagas de estacionamento paralelo que existem na via. “Nossos técnicos realizaram a contagem de veículos nas principais vias e agora estamos trabalhando alternativas para apresentar para comunidade. Nosso objetivo é pensar o trânsito da nossa cidade e poder trabalhar soluções”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa.
Outra alteração deve ser implementada na avenida Osvaldo Aranha, para a implantação de pista dupla nos dois sentidos. Para isso, um dos lados da pista também perderá estacionamento em toda a sua extensão. A rótula existente junto à rua Dante Larentis, usada principalmente com acesso ao Colégio Sagrado, deverá ser substituída por um semáforo.
O Poder Público destaca que as "alternativas" seguem em análise, não havendo até o momento uma definição sobre as propostas.
E você, leitor bento-gonçalvense, o que acha das mudanças, principalmente da "mão inglesa" no Centro da cidade? Participe da Enquete do NB sobre o tema!
Mín. 13° Máx. 29°