17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

CBRu apresenta novo sistema de competições nacionais para 2023

Farrapos terá mais jogos e mais torneios a serem disputados durante a temporada, não só no adulto, como também nas categorias juvenis e feminino.

05/08/2021 às 17h00 Atualizada em 05/08/2021 às 17h20
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

Um número consideravelmente maior de jogos e de competições aguarda o Farrapos a partir de 2023 com o novo sistema de competições nacional, que será implantado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). A reformulação do calendário de campeonatos vai contemplar não só o adulto, como também as categorias juvenis e o feminino do alviverde, no Rugby XV e na modalidade olímpica – Rugby Sevens. 

Em 2021, as competições nacionais foram canceladas, devido à pandemia. Apenas o Super Sevens deve ocorrer neste ano, em dezembro. Já em 2022, os campeonatos vão permanecer com a mesma fórmula de disputa e o calendário não terá alterações radicais. 

No entanto, a partir de 2023, o novo sistema de competições promovido pela CBRu promete um número maior de partidas e de torneios durante a temporada para os clubes.

O que muda para o Farrapos: 

Categoria Adulto Masculino - Rugby XV

O Campeonato Brasileiro de Rugby XV – Super 12 – segue regionalizado em sua primeira fase, porém com algumas distinções. A partir de 2023, a primeira fase da competição nacional será dividida em três grupos: Região 1 – clubes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Região 2 – clubes de São Paulo e Paraná; e Região 3 – clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Serão seis jogos por time, os quais se enfrentam em turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam para o Hexagonal Final e, consequentemente, garantem presença no Super 12 do ano seguinte. No Hexagonal, as seis equipes se enfrentam em turno único. Os dois primeiros colocados realizam a final do torneio. 

Dentre as novidades, a CBRu vai organizar mais três competições. A Copa do Brasil será um novo torneio de mata-mata com a presença dos campeões dos estaduais e regionais. Nas quartas de final, o campeão do Campeonato Gaúcho de Rugby XV enfrenta o vencedor do Paranaense. Os jogos serão definidos em partida única. 

O campeão da Copa do Brasil vai enfrentar o vencedor do Super 12 do mesmo ano na Copa dos Campeões, que ocorre em 2024. Além disso, outra novidade é o Troféu Desafio, que vai circular durante todo o ano. O detentor da taça a coloca em disputa todos os jogos oficiais em casa. Se perder o confronto, a taça troca de dono, que a recoloca em disputa. 

Categoria Adulto Masculino - Rugby Sevens

Nos meses de novembro e dezembro, a CBRu vai organizar torneios da modalidade olímpica do rugby, o Rugby Sevens. O Campeonato Brasileiro – Brasil Sevens – vai contar com a participação de 16 equipes, com as vagas sendo divididas proporcionalmente para as federações/regiões baseado na quantidade de clubes que participam das etapas regionais e pela quantidade de etapas na região. A Copa Cultura Inglesa será realizada em paralelo, novamente sendo disputado por seleções regionais. 

Categoria Juvenil

A partir de 2023, haverá a criação das seleções regionais adultas e a recriação das seleções regionais juvenis. No caso da categoria adulta, o Campeonato Brasileiro de Seleções vai reunir as equipes formadas em São Paulo, Região Sul, com atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os “Barbarians”, que contempla os atletas do restante país, e os Cobras M20.

Já o Campeonato Brasileiro Juvenil contará com disputas nas categorias M17 e M19, com seleções das seguintes regiões: Região 1 – RS, SC e PR; Região 2 – SP Vale, RJ e MG/ES/BA; e Região 3 – SP Capital, SP Interior e Centro-Oeste.  

Categoria Feminino - Rugby XV e Rugby Sevens

A CBRu vai lançar o Campeonato Brasileiro de Rugby XV Feminino, que será disputado também por seleções regionais, tanto no adulto como na categoria M20. Serão nove seleções divididas em três grupos. A seleção gaúcha estará ao lado de Santa Catarina e Paraná em uma das chaves. 

Cada grupo terá seus jogos disputados ao longo de três etapas. Em cada etapa, cada time fará dois jogos em tempo reduzido. O campeão de cada grupo e o melhor 2º colocado da primeira fase avançam às semifinais. 

No Rugby Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino terá duas divisões, com oito equipes na disputa em cada uma delas. Além disso, também será realizado o Brasil  Sevens, a qual terá uma fase qualificatória regional, com um torneio em cada região: Sul, Sudeste e Centro-Norte. O Torneio Final vai contar com até 24 equipes, oriundas dos qualificatórios regionais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários