O meio-campista vice-campeão da Libertadores de 2007 e vice-campeão brasileiro de 2008 pelo Grêmio, Anderson Simas Luciano, o Tcheco, vai reencontrar o Esportivo neste sábado, dia 7, em jogo pela Série D do Brasileirão. O atual treinador do Cascavel-PR, próximo adversário do alviazul, passou pelo clube de Bento Gonçalves em 1998, posteriormente alcançando grande sucesso no futebol brasileiro, sobretudo no tricolor.
Pouco aproveitado no Paraná, clube onde foi formado, Tcheco foi emprestado ao Esportivo para a reta final do Campeonato Gaúcho de 1998. O meia atuou pelo alviazul em seis partidas, sendo duas diante do Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho e companhia, tanto no Olímpico como no Estádio da Montanha.
Em uma das partidas, Tcheco, que na época tinha 22 anos, entrou em campo no confronto marcado por expulsões no Estádio da Montanha no jogo contra o tricolor porto-alegrense. O alviazul esteve escalado com Marcelo, Bimba (Fábio Paz), Amarildo, Luiz Daniel e Davi; Baggio, Wanderley, Tcheco (Daia) e Didi; Jorginho e Mário (Da Silva). Amarildo e Didi, pelo lado alviazul, e Marco Antônio e Gavião, do tricolor, foram expulsos em partida que terminou com placar de 2 a 1 para o Grêmio, com gols de Aílton e Ronaldinho Gaúcho.
Depois de sua rápida passagem pelo alviazul, Tcheco atuou no Malutrom-PR. Em 2002, foi transferido ao Coritiba, onde se destacou a nível nacional. Em 2006, foi contratado pelo Grêmio, se tornando ídolo da torcida tricolor em passagem que durou quatro temporadas, conquistando a Bola de Prata no Campeonato Brasileiro de 2008 e sendo vice-campeão da Libertadores em 2007.
Agora, trilhando carreira fora das quatro linhas, Tcheco vem se destacando no comando do Cascavel, clube fundado em 2008. Na temporada de 2021, o treinador sofreu uma única derrota à frente da equipe paranaense. Na Série D, o Cascavel está invicto e faz a terceira melhor campanha da primeira fase da competição com 21 pontos somados. No Campeonato Paranaense, o qual ainda não terminou, o time de Tcheco está na semifinal e vai encarar o Athletico-PR na briga por uma vaga à decisão.
“Com o Esportivo joguei em 1998 e foi uma experiência muito boa, tive uma passagem bem interessante. Certamente tenho amigos lá, vamos nos reencontrar. A partir do momento que o juiz apita é cada um defendendo as suas cores, mas é um clube que tenho muito carinho e muito respeito e que faz parte do meu currículo”, afirma Tcheco.
A partida entre Esportivo e Cascavel-PR ocorre neste sábado, dia 7 de agosto, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, pela 10ª rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, no Paraná, o time de Cascavel derrotou o alviazul pelo placar de 2 a 1, sem Tcheco no banco, uma vez que estava realizando o curso de treinador na CBF.
Mín. 17° Máx. 24°