16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro promovem adesivaço a favor do voto impresso auditável

Cerca de 2 mil adesivos foram distribuídos em Bento Gonçalves no sábado, 31 de julho, e domingo, 1º de agosto nas ruas da cidade.

02/08/2021 às 09h09 Atualizada em 02/08/2021 às 09h31
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro promovem adesivaço a favor do voto impresso auditável

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Bento Gonçalves promoveram um adesivaço durante o final de semana em pontos estratégicos da cidade. O objetivo da manifestação foi apoiar a implantação do voto impresso auditável nas eleições de 2022.

De acordo com os organizadores do movimento, cerca de 2 mil adesivos foram distribuídos na manhã do sábado, 31 de julho, quando a manifestação foi realizada na Via del Vino, e no domingo, 1º de agosto, na Avenida Planalto. "O voto impresso é um desejo de grande parte da população, para que se tenha garantia do voto e que possa ser auditado de uma forma segura e correta. O que gera confusão é que acham que isso significa o retorno do voto de cabresto, mas as pessoas vão levar para casa o papel, o que serviria como comprovante para políticos que compram voto. O voto na verdade fica só registrado", defendeu Volmar Giordani, um dos organizadores da manifestação.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram na Avenida Planalto, em Bento Gonçalves, na tarde deste domingo, 1º de agosto

Quais auditorias são possíveis de se fazer nas eleições: 

O Tribunal Superior Eleitoral elencou todas as oito diferentes possibilidades de auditoria nas eleições para não deixar margem de que o voto eletrônico também é auditável. Confira:

Verificação do resumo digital – São algoritmos que mapeiam e transformam dados que são gerados a cada eleição.

Reimpressão do Boletim de Urna – É possível reimprimir os boletins de qualquer urna encerrada, após as eleições, para conferência futura e comparação entre o boletim impresso e o que foi recebido pelo sistema.

Verificação de assinatura digital – Esta técnica criptográfica é usada para garantir que o arquivo digital não foi modificado, e possa ser verificado quanto à sua integridade e autenticidade.

Comparação dos relatórios e das atas das seções eleitorais com os arquivos digitais da urna – A urna registra todos os eventos da votação em um arquivo chamado “log”, que pode ser comparado com as atas das seções eleitorais.

Auditoria do código-fonte lacrado e armazenado no cofre do TSE – É possível verificar os códigos-fontes das eleições passadas. O principal produto da lacração são as assinaturas digitais dos softwares usados nas eleições, que serão verificadas pelo hardware da urna, a principal barreira contra ataques externos.

Recontagem dos votos por meio do Registro digital do Voto (RDV) – O RDV é uma espécie de tabela digital onde são armazenados todos os votos digitados na urna, de forma aleatória. O que possibilita a recuperação dos votos para recontagem eletrônica.

Comparação da recontagem do RDV com os boletins de urna (BU’s) – O Boletim de Urna é gerado a partir do RDV. Assim, com o RDV e o boletim é possível comparar a apuração oficial da urna com o somatório dos votos de cada candidato ou legenda contidos no RDV.

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso – Antes conhecida como “votação paralela”, essa auditoria é realizada por amostragem, visando demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários