17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Brasil conquista ouro na ginástica e bronze no tênis e na natação no final de semana

Rebeca Andrade, primeira ginasta a conquistar uma medalha na ginástica feminina pelo país, chegou ao seu segundo pódio nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

01/08/2021 às 19h26
Por: Kevin Sganzerla Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Míriam Jeske/COB
Foto: Míriam Jeske/COB

O Brasil conquistou mais três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio 2020 neste final de semana, no oitavo e nono dia de Jogos Olímpicos. Rebeca Andrade, após se tornar a primeira medalhista olímpica na ginástica feminina, obteve o seu segundo pódio no Japão com a conquista do ouro no salto. No último dia de natação, Bruno Giuseppe Fratus conquistou a medalha de bronze e, no tênis, de forma inédita, o Brasil garantiu o bronze com a dupla de tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi. 

Ouro histórico para a ginástica feminina brasileira

Com média de 15,083 pontos, Rebeca Andrade entrou para a história e garantiu o ouro no salto das Olimpíadas de Tóquio. Após ter conquistado a medalha de prata no individual geral, ao som de Baile de Favela, a ginasta brasileira voltou a subir no pódio, conquistando a sua segunda medalha nos jogos. 

A brasileira, de 22 anos, foi a única a conseguir uma média acima de 15,000 no salto. A prata ficou com a americana Mykayla Skinner, com 14,916, enquanto que o bronze foi par a sul-coreana Seonjeong Yeo, com 14,733. 

“Eu dedico a conquista da medalha de ouro a todo mundo, mas, em especial, ao meu treinador, Francisco Porath. A gente trabalhou muito e era um dos aparelhos em que eu tinha mais chance, como vocês sabem. Eu fiquei muito satisfeita. Acho que fico mais feliz com a felicidade dele do que com a própria medalha. Ele só quer me ver brilhar e a única forma que eu posso retribuir é com a minha ginástica e nosso trabalho. Eu pude fazer isso por ele na quinta, com a medalha de prata, e hoje, com a medalha de ouro. E é isso que eu vou buscar fazer, dar orgulho para as pessoas, para a minha família e pra mim”, disse Rebeca ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Rebeca ainda disputa a final do solo nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, às 6h (horário de Brasília).

Fratus é bronze nos 50m livre da natação

A medalha de bronze conquistada no último sábado (31) por Bruno Fratus na final dos 50 metros (m) livres da Olimpíada de Tóquio (Japão) coroou aquele que é um dos atletas mais regulares da natação mundial. Foi a 91ª vez que o fluminense de 32 anos nadou na marca dos 21 segundos.

Foto: Jonne Roriz/COB

Com o tempo de 21s57, Fratus se sagrou o nono nadador do país a subir ao pódio dos Jogos Olímpicos. O brasileiro só ficou atrás do americano Caeleb Dressel, que anotou 21s07, novo recorde olímpico, superando o brasileiro César Cielo, e de Florent Manaudou, da França, que ficou com a prata. 

Bronze inédito no tênis

As tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi fizeram história nas Olimpíadas de Tóquio (Japão). Neste sábado (31), as paulistas conquistaram a medalha de bronze das duplas femininas ao derrotarem Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, do Comitê Olímpico Russo, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11.  

É a primeira vez que o Brasil será representado no pódio olímpico do tênis. Nos Jogos de Atlanta (Estados Unidos), em 1996, Fernando Meligeni chegou à disputa do bronze, mas ficou na quarta posição. 

Foto: Wander Roberto/COB

As brasileiras tiveram a participação confirmada na Olimpíada faltando uma semana para o início, após várias desistências. Elas estrearam superando Gabriela Dabrowskim e Sharon Fichman, do Canadá, na primeira rodada. Em seguida, passaram pelas tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, de virada. Nas quartas, surpreenderam (também de virada) as favoritas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, dos EUA, até a queda na semifinal para Golubic e Bencic.

"Não caiu a ficha do quanto é importante para gente essa medalha. Entramos aos 45 do segundo tempo na Olimpíada e só queríamos representar o Brasil da melhor maneira. Acreditem meninas, acreditem, sempre. Sonhem e trabalhem duro cada dia que vocês podem conquistar, é o meu recado", celebrou Stefani, após o jogo, em comunicado à imprensa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários