A Associação Garibaldi de Esportes (AGE) encerrou a parceria com o PRS FC em 2021 e agora almeja projetar novamente o clube no cenário do futebol profissional. No primeiro semestre, a equipe confirmou presença na Terceirona Gaúcha, mas desistiu posteriormente. Na segunda metade do ano, a equipe garibaldense volta a disputar uma competição profissional depois de 4 anos, participando da Copa FGF – Troféu Dirceu de Castro de 2021.
Nos últimos cinco anos, o clube garibaldense competiu em apenas duas competições profissionais, utilizando o nome do PRS FC por conta do vínculo firmado com o clube/empresa. Em 2016 a equipe disputou a Copa FGF e, no ano seguinte, participou da Terceirona Gaúcha. Desde então, a equipe só entrou em campo em competições de base.
Agora, com a retomada da Associação Garibaldi de Esportes – o qual sucedeu o tradicional “Guarany” - o clube se reestruturou para voltar a disputar um campeonato de âmbito profissional no Estado. A direção vai apresentar oficialmente a comissão técnica e o elenco no dia 8 de agosto, no Estádio Alcides Santarosa.
O Garibaldi é o único representante da Serra Gaúcha no grupo B da Copa FGF, uma vez que o Esportivo, Brasil de Farroupilha e Glória de Vacaria estão na chave A da competição. A AGE terá como adversários na primeira fase o Aimoré, de São Leopoldo, o qual disputa a Série D, Cruzeiro, de Cachoeirinha, Novo Hamburgo, União Harmonia, de Canoas, e Sapucaiense, de Sapucaia do Sul.
Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados da primeira fase, O Garibaldi estreia diante do Sapucaiense, no dia 15 de setembro, no Estádio Alcides Santarosa, em Garibaldi.
Desistência na Terceirona Gaúcha resulta em multa para a AGE
Após confirmar a sua participação e desistir após a divulgação da tabela de jogos, o Garibaldi foi punido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ao lado do Farroupilha e do Santo Ângelo. O clube garibaldense entrou com recurso à FGF para a conversão da pena. Em reunião de diretoria, no dia 8 de julho, a punição foi revista em parte, sendo convertida em multa no valor de R$ 15 mil, com pagamento em sete dias.
Conforme a FGF, o valor integral será destinado para a compra de cestas básicas ou outros insumos para o combate à Covid-19, que serão repassados diretamente pela entidade à prefeitura da cidade.
Tabela de jogos da AGE na Copa FGF
15/09 – Garibaldi x Sapucaiense
22/09 – Aimoré x Garibaldi
29/09 – Garibaldi x Novo Hamburgo
06/10 – Garibaldi x União Harmonia
13/10 – Cruzeiro x Garibaldi
20/10 – Sapucaiense x Garibaldi
27/10 – Garibaldi x Aimoré
03/11 – Novo Hamburgo x Garibaldi
10/11 – União Harmonia x Garibaldi
17/11 – Garibaldi x Cruzeiro
Mín. 17° Máx. 24°