A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que, devido à oscilação de energia elétrica que atingiu praticamente toda a cidade de Bento Gonçalves em torno do meio-dia desta quarta-feira, dia 28, houve rompimento da adutora principal de água bruta, localizada junto aos pavilhões do Parque de Eventos, no bairro Fenavinho. Por cerca de uma hora e meia, todo o município ficou sem luz.
Desde o incidente, causado pela variação da pressão no bombeamento de água, as equipes estão no local realizando o reparo. A situação deverá acarretar em prejuízos ao abastecimento de todos os bairros, que ficará comprometido devido à impossibilidade de tratamento da água até o fim dos trabalhos de conserto da rede, provavelmente no final da tarde. Segundo o site da companhia, a previsão de normalização é "fim da noite".
"Após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. Importante ressaltar, que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações", diz o comunicado oficial.
A mesma falta de energia também foi verificada durante a madrugada e no início da manhã, em quase todos os bairros de Bento Gonçalves. Ainda não há um posicionamento oficial da Rio Grande Energia (RGE) a respeito das causas do apagão.
Mín. 13° Máx. 29°