O Brasil conquistou a sua primeira medalha na natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O gaúcho Fernando Scheffer, de 23 anos, natural de Canoas, obteve a medalha de bronze nos 200m livre, finalizando a prova com um tempo de 1min44seg66, com 2 centésimos à frente do nadador da Romênia. Esse foi o segundo bronze e a quarta medalha conquistada pelo Brasil nas Olimpíadas 2020.
Scheffer entrou na final com o pior tempo, largando na raia 8. Apesar disso, o gaúcho surpreendeu e conquistou um lugar no pódio de forma emocionante. Completaram o pódio a dobradinha da Grã-Bretanha, com Tom Dean ficando com o ouro e Duncan Scott com a prata.
Scheffer, em êxtase pela conquista histórica, celebrou o pódio. “Quando caí para a prova, não estava pensando em tempo, colocação. Só queria fazer minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz a cada braçada, aproveitando cada metro. É uma sensação muito especial. Parece que estou sonhando ainda"”, ponderou o atleta.
O atleta de Canoas faz parte da equipe do Minas Tênis Clube. Ele é recordista sul-americano dos 200m livre e já integrou o revezamento 4x200m livre que bateu o recorde mundial de piscina curta, conquistando o ouro no Mundial de Hangzhou, na China, em 2019. Ele também foi medalhista de ouro no Pan de Lima, em 2019.
Essa é a quarta medalha conquistada pelo Brasil, que também contabiliza duas pratas, com Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, no skate, e um bronze no judô com o porto-alegrense Daniel Cargnin.
Mín. 17° Máx. 24°