É praticamente impossível não chamar atenção a bordo do JAC e-JS1 , o modelo elétrico mais barato – e porque não descolado? – do mercado brasileiro. Este é o primeiro veículo da parceria entre a JAC Motors e a Volkswagen a desembarcar no Brasil. A fabricante alemã adquiriu 50% da marca chinesa em novembro de 2020, com foco na produção de modelos sustentáveis.
Isso explica a semelhança do JAC e-JS1 com modelos elétricos da fabricante alemã, como os novos ID.3 e ID.4. Os bancos do e-JS1 , por exemplo, são os mesmos do VW Up!. Os faróis não escondem as fortes inspirações no hatch compacto ID.3, o Volkswagen elétrico mais vendido da Europa. Ele chegará ao Brasil em outubro com preço de Jeep Compass de entrada, na faixa de R$ 145 mil, com a expectativa de se tornar um dos mais vendidos da categoria.
Segundo a JAC Motors , os futuros proprietários comprarão o modelo 100% elétrico como segundo carro. A fabricante entende que o compacto será compartilhado entre todos os familiares, com o filho do dono utilizando o modelo para ir à faculdade, por exemplo. Isso porque o modelo tem foco no uso urbano, com aproximadamente 300 km de autonomia com 100% da carga. O motor elétrico desenvolve 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, graças ao conjunto de baterias de lítio de 30 kWh. Quanto maior a velocidade de circulação, maior será o gasto energético – portanto, a autonomia total poderá ser maior ou menor, dependendo do seu roteiro.
A JAC divulga que o e-JS1 pode recuperar até 85% de sua bateria em 3,5 horas plugado em um wall-box. Nos eletropostos de recarga rápida, a energia total pode ser recuperada em apenas uma hora. A garantia do modelo, incluindo o conjunto de baterias, será de 5 anos.
A energia também pode ser parcialmente recuperada em frenagens, aproveitando semáforos e descidas para aumentar a autonomia. São três modos de recuperação , sendo que o mais extremo deles literalmente freia o carro se o motorista tirar o pé do acelerador. Assim como outros carros da categoria, o e-JS1 também exibe um diagrama de aproveitamento energético para educar o condutor a extrair os melhores resultados de autonomia.
Popstar
O e-JS1 traz a vibe considerada mais correta entre os carros elétricos. Eles precisam de um visual “descolado” para se destacar no trânsito, além de um padrão diferenciado no interior. Na comparação com o iEV20 , o lançamento tem um aspecto mais jovial e interessante.
O painel é feito de plástico duro com várias texturas. Há detalhes na mesma tonalidade da cabine no console e nos bancos. O cluster também é 100% digital e traz todas as informações de mídia e dirigibilidade . A unidade pré-série conta com carregador de celular por indução, equipamento que não estará presente no modelo definitivo.
Sendo este um carro compacto, passageiros mais altos vão sofrer no banco traseiro. O porta-malas de 121 litros não renega as características urbanas do modelo, mas há espaço suficiente para levar mochilas ou sacolas de supermercado.
No pacote de equipamentos, destaque para conectividade de celulares (Android Auto e Apple CarPlay), câmera de ré, chave presencial, sensor de estacionamento e controles de estabilidade e tração . O modelo tem apenas dois airbags, para motorista e passageiro dianteiro.
Se a JAC lançar o e-JS1 pelo preço prometido, poderá revolucionar o mercado de carros elétricos no Brasil. Seus principais rivais, Renault Zoe e Nissan Leaf , são muito mais caros. O francês parte de R$ 207.990, enquanto o modelo japonês custa R$ 239.900 na versão de entrada.
JAC e-SJ1
Preço: a confirmar (na faixa de R$ 145 mil)
Motor: elétrico, tração dianteira
Potência: 62 cv
Torque: 15,2 kgfm
Transmissão: automática
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)*
Proporções: 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,49 m de altura, 2,39 m de entre-eixos
Porta-malas: 121 litros
Autonomia: 300 quilômetros (ciclo WLTP)
0 a 100 km/h: 13 segundos
Vel. Máx: 110 km/h
Mín. 14° Máx. 25°