16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Simpatizantes do presidente Bolsonaro em Bento realizam adesivaço pelo voto impresso auditável

A modalidade é uma alternativa defendida pelo Presidente de República para as eleições de 2022, mas não é consenso entre os políticos.

22/07/2021 às 13h37 Atualizada em 31/07/2021 às 08h17
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Simpatizantes do presidente Bolsonaro em Bento realizam adesivaço pelo voto impresso auditável

Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro em Bento Gonçalves estão preparando um ato em favor do Voto Impresso Auditável no Brasil. Será realizado um adesivaço na área central da cidade. A medida ainda divide a opinião de deputados e senadores. Para que a nova regra esteja em vigor já nas eleições do ano que vem, a votação da PEC tem que ser concluída, na Câmara e no Senado, até outubro

De acordo com os organizadores, a manifestação ocorrerá no sábado, 31, a partir das 10h, e no domingo, 1° de agosto, a partir das 15h, na Avenida Planalto, junto à Igreja São Bento. Quem tiver automóvel e quiser apoiar a iniciativa, receberá um adesivo para colar em seu veículo.

Entre os principais argumentos favoráveis estão mais transparência, com a possibilidade de auditar as cédulas em caso de questionamento dos resultados,  mais segurança, visto que qualquer sistema computacional, por mais seguro que seja, tem vulnerabilidades, e mais tranquilidade ao eleitor, que passaria a conferir o voto. Entre as desvantagens, estão os gastos estimados em R$ 2,5 bilhões para adaptar as impressoras às urnas, segundo cálculos do Tribunal Superior Eleitoral, os atrasos que a impressão dos votos poderia causar ao processo de votação, e a possibilidade de quebra do sigilo do voto.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o voto impresso para evitar fraudes em 2022, que, segundo ele, poderiam favorecer o ex-presidente Lula nas eleições. Por outro lado, o TSE garante que as urnas eletrônicas são eficientes, seguras e auditáveis e que nunca houve registro comprovado de fraudes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários