Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro em Bento Gonçalves estão preparando um ato em favor do Voto Impresso Auditável no Brasil. Será realizado um adesivaço na área central da cidade. A medida ainda divide a opinião de deputados e senadores. Para que a nova regra esteja em vigor já nas eleições do ano que vem, a votação da PEC tem que ser concluída, na Câmara e no Senado, até outubro
De acordo com os organizadores, a manifestação ocorrerá no sábado, 31, a partir das 10h, e no domingo, 1° de agosto, a partir das 15h, na Avenida Planalto, junto à Igreja São Bento. Quem tiver automóvel e quiser apoiar a iniciativa, receberá um adesivo para colar em seu veículo.
Entre os principais argumentos favoráveis estão mais transparência, com a possibilidade de auditar as cédulas em caso de questionamento dos resultados, mais segurança, visto que qualquer sistema computacional, por mais seguro que seja, tem vulnerabilidades, e mais tranquilidade ao eleitor, que passaria a conferir o voto. Entre as desvantagens, estão os gastos estimados em R$ 2,5 bilhões para adaptar as impressoras às urnas, segundo cálculos do Tribunal Superior Eleitoral, os atrasos que a impressão dos votos poderia causar ao processo de votação, e a possibilidade de quebra do sigilo do voto.
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o voto impresso para evitar fraudes em 2022, que, segundo ele, poderiam favorecer o ex-presidente Lula nas eleições. Por outro lado, o TSE garante que as urnas eletrônicas são eficientes, seguras e auditáveis e que nunca houve registro comprovado de fraudes.
Mín. 16° Máx. 26°