Após três derrotas consecutivas, o Esportivo finalizou o primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 na penúltima colocação do grupo A8. A equipe alviazul foi superada pelo Joinville-SC por 1 a 0, no sábado (17), perdendo a sua invencibilidade em casa e permanecendo com seis pontos somados no campeonato, dois a menos que o Juventus, de Jaraguá do Sul-SC, último colocado dentro da zona de classificação da chave.
O Esportivo iniciou a competição nacional com uma boa arrancada. Nas quatro primeiras rodadas, o alviazul conseguiu se manter invicto na Série D. No entanto, nas últimas três rodadas, o time do técnico Rogério Zimmermann sofreu três derrotas consecutivas, sendo superado fora de casa pelo líder Cascavel-PR e pelo Marcílio Dias-SC, e sofrendo o seu primeiro revés em casa diante do Joinville-SC.
De acordo com Zimmermann, o Esportivo, apesar de ter um investimento menor, conseguiu fazer frente às equipes adversárias, que investiram mais em relação ao alviazul. “Estamos jogando com equipes com poder de investimento maior. Pela organização da equipe, pela dedicação dos atletas, temos feito enfrentamentos de igual pra igual. Se no primeiro tempo não fomos bem, o segundo tempo nós fomos superiores e os resultados tem sido assim: um a zero, dois a um, nas derrotas. Se for analisar o número de chances que nós tivemos no segundo tempo poderia ter sido, sendo bem realista, pelo menos um empate pelas circunstâncias criadas, assim como já aconteceu contra o Marcílio Dias-SC”, explica o treinador, que complementa:
“O que a gente faz num momento desse? É torcer para que que aquela bola que não está entrando entre, até para compensar o esforço que os atletas estão fazendo. Não vejo nenhuma responsabilidade dos atletas, pois estão cumprindo aquilo que podem. Às vezes tem uma atuação melhor, às vezes não e precisamos encontrar esse equilíbrio, essa regularidade”, analiza.
Com os resultados, o alviazul caiu para a sétima colocação da chave com apenas seis pontos conquistados, com uma vitória, três empates e três derrotas, resultando em apenas 28% de aproveitamento. Na abertura do returno, o alviazul encara novamente o invicto Joinville-SC, no sábado (24), às 15h, desta vez na Arena Joinville, em Santa Catarina.
7ª rodada – Grupo A8
Esportivo 0 x 1 Joinville-SC
Rio Branco-PR 1 x 4 Cascavel-PR
Juventus-SC 1 x 0 Aimoré
Caxias 2 x 0 Marcílio Dias-SC
Campanha do Esportivo no 1º turno da Série D:
Rio Branco-PR 0 x 0 Esportivo
Esportivo 2 x 1 Juventus-SC
Aimoré 1 x 1 Esportivo
Esportivo 1 x 1 Caxias
Cascavel-PR 2 x 1 Esportivo
Marcílio Dias-SC 2 x 1 Esportivo
Esportivo 0 x 1 Joinville-SC
Classificação:
Mín. 17° Máx. 24°