O Clube Esportivo anunciou, na tarde desta terça-feira (20), a demissão do técnico da categoria sub-20, Márcio Ebert, um dos responsáveis pela reestruturação da base do alviazul na última década. O profissional foi demitido dias após se sagrar vice-campeão da Copa Água da Pedra. Além dele, também foi demitido o preparador físico Vinícius Casagrande, enquanto que o preparador de goleiros da categoria, Emerson Böhm, se desligou do clube em razão do fato.
Márcio Ebert é um dos profissionais responsáveis pela reestruturação das categorias de base do Esportivo, ao lado do ex-coordenador da base alviazul, Acácio Eggres, demitido no ano passado. Desde 2016 integrado na base, o treinador foi responsável por formar e promover diversos atletas ao time profissional do Esportivo.
Dentre alguns atletas que chegaram ao nível profissional, e que passaram pelo seu comando na base alviazul, destacam-se o lateral Felippe Borges, ex-Remo-PA, o centroavante Douglas Kemmer, do São Luiz, o atacante Léo Gaúcho, do Santa Cruz, o goleiro Arthur, ex-Novo Hamburgo e, mais recentemente, o atacante Emerson Brito, que foi negociado com o Grêmio.
Nas últimas três temporadas, o Esportivo contou com diversos atletas das categorias inferiores na equipe principal. Em 2019, no ano do acesso do alviazul à elite do futebol gaúcho, o time comandado por Carlos Moraes contou com seis jogadores oriundos da categoria sub-17. Em 2020, quando o Esportivo faturou o título de campeão do Interior, o alviazul teve sete jovens promessas da base no time principal.
Neste ano, Márcio Ebert foi responsável pela formação do elenco da categoria sub-19, a qual foi reaberta em 2021. Com vistas para a Copa FGF, o treinador manteve a base da equipe sub-17 com o acréscimo de diversas peças em todas as posições. Três dos atletas que chegaram para o time sub-20 atualmente fazem parte do elenco profissional na disputa da Série D. Além disso, cerca de seis a sete jogadores da base treinam junto com o time principal do Esportivo.
Na primeira competição da categoria sub-20, o Esportivo alcançou a final da Copa Água da Pedra. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o alviazul perdeu nos pênaltis para o Cruzeiro-RS por 5 a 4.
Demissão causa revolta em torcedores
A demissão do “prata da casa” Márcio Ebert gerou uma repercussão negativa e também e foi criticada por torcedores do clube. A Torcida Organizada Fúria Alviazul emitiu uma nota em suas redes sociais cobrando explicações da direção sobre o fato e decretando “greve” de apoio. As faixas não serão mais colocadas no alambrado do estádio nos confrontos em casa.
Clique aqui para conferir a nota da Torcida Organizada Fúria Alviazul
A base do Esportivo entra em campo nesta quarta-feira (21) pela Liga Serrana, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O técnico da categoria sub-17, Marcelo Nunes, vai comandar também o time sub-19, ao lado do preparador físico Everton Souza.
Conforme informações obtidas diretamente com atletas que integram a base alviazul, há a possibilidade de jogadores se desligarem do Esportivo por insatisfação à demissão do treinador Márcio Ebert. A direção não informou os motivos do desligamento do profissional do quadro de funcionários do clube.
A categoria de base, assim como o profissional, será administrada pelo gerente de futebol Luiz Fernando Hannecker e pelo supervisor de futebol Gustavo Pozza.
Mín. 17° Máx. 24°