Nesta terça-feira, 20, o sonho do garibaldense Carlo Gallina, o Galo, que faleceu há pouco mais de um mês vítima de um acidente de trânsito, será realizado. A partir das 18h, no Café Luna Park, será lançado o livro Escolhas. O evento é aberto ao público. O livro estará à venda nas livrarias da região.
O romance ambientado em Garibaldi e Porto Alegre dialoga com as análises de Gallina sobre o cenário brasileiro. Enquanto apresenta a história dos jovens garibaldenses Adriano e Eduardo, a narrativa se entrelaça aos bastidores da política. A trama envolve gabinetes, bares, praias e se transforma em uma envolvente história sobre chantagem, corrupção e paixões.
Gallina descobriu-se escritor no início da pandemia. Sua escrita revela a vivência de quem respirou Garibaldi como poucos. O leitor encontrará referências como o Café Luna Park, Bar Joe, Clube 31 de Outubro, extinto LeBar, boates do Rio Branco, facetas e comportamentos de uma época nostálgica.
Consciente dos desafios que encontraria no mundo das publicações, Carlo preocupava-se em aprender o tempo todo para oferecer um produto de qualidade. Buscava orientações, avaliações, aprimoramentos de toda ordem para melhorar a escrita, para envolver o leitor, para ora explicitar, ora sugerir mensagens, denúncias, considerações, opiniões. Preocupou-se com o tipo de letra mais adequado para o livro, com o tipo de papel, com tudo.
Sonhava com um evento onde apresentaria o livro aos amigos que inspiraram tantos personagens, planejava oferecer-se para falar sobre a obra em meios da imprensa da região, buscava contatos para inserir-se na programação de feiras do livro.
No dia 31 de maio de 2021, na RSC 453, em Farroupilha, o escritor envolveu-se em um acidente, passou dias internado, mas não resistiu aos ferimentos. Faleceu aos 56 anos. Na cerimônia de despedida foi velado com esse livro entre as mãos. O sonho de Galo está sendo realizado agora, com o livro nas mãos do leitor. “O lançamento é uma maneira que encontramos de realizar o sonho do pai. Ele estava muito feliz com esse momento de sua vida. Ainda estamos em busca do notebook onde estavam os outros dois livros que ele havia escrito”, explica Giancarlo Gallina, filho de Carlo.
Além desta obra póstuma, Carlo Gallina escrevia outros dois livros que ainda não foram localizados. O notebook que contém as duas obras sumiu no dia do acidente de trânsito. Se alguém tiver alguma informação sobre o notebook, pode informar pelo telefone (48) 99978-6247.
Mín. 14° Máx. 25°