A categoria sub-20 do Esportivo, assim como a equipe sub-17, alcançou a final da Copa Água da Pedra, mas a conquista do título novamente bateu na trave. O alviazul ficou no empate em 0 a 0 no tempo normal diante do Cruzeiro-RS, e foi superado nos pênaltis por 5 a 4, ficando com o vice-campeonato da competição. A final ocorreu na manhã deste domingo (18), no Estádio do SESC Protásio Alves, em Porto Alegre.
O jogo:
O Esportivo, comandado pelo técnico Márcio Ebert, protagonizou um confronto equilibrado com o time de Cachoeirinha. Ambas as equipes estiveram bem postadas defensivamente, deixando poucos espaços para ambos os poderios ofensivos construírem jogadas efetivas de gol.
A primeira oportunidade foi do Cruzeiro, obrigando o goleiro Pommer a fazer boa defesa em finalização na grande área. O alviazul respondeu em cabeceio de Pedro, após cobrança de escanteio, passando muito próximo da meta adversária. Posteriormente, as equipes tentaram agredir, porém sem conclusões efetivas a gol.
Na etapa derradeira, a sina do confronto permaneceu a mesma. O equilíbrio seguiu como a tônica da partida, no entanto o Esportivo, aos poucos, foi tomando conta das ações da partida. O alviazul passou a dominar a posse de bola, enquanto que o Cruzeiro apostava nos contra-ataques e nos erros do Esportivo para chegar ao ataque.
A principal chance da partida ocorreu somente no último lance de jogo. Em boa trama ofensiva do alviazul, a bola sobrou com Matheuzinho que, de cara para o gol, finalizou à direita da meta adversária, desperdiçando uma grande oportunidade. Com o placar zerado, a decisão pelo título foi para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, o goleiro da equipe do Cruzeiro realizou duas defesas, enquanto que a equipe do estrelado desperdiçou uma única cobrança, desta forma, conquistando a vitória por 5 a 4 nos pênaltis e faturando o título da competição.
O Esportivo entrou em campo com Pommer; Nathan, Caldeira, Pedro Nunes e Ferrão; Alisson, Battu e Afonso; Emerson, Bruninho Alagoas e Luiz Eduardo. Entraram na etapa derradeira Joesley, Matheuzinho, Cláudio e Piolho.
A campanha:
O Esportivo superou as dificuldades com desfalques — tanto nos jogos como, sobretudo, nos treinamentos do dia-a-dia da base, uma vez que grande parte dos atletas sobem ao profissional para treinar na equipe principal — para alcançar a final da competição.
Na primeira fase, o alviazul de Bento Gonçalves obteve três vitórias um empate e sofreu duas derrotas, finalizando na segunda colocação com 10 pontos somados. Nas quartas de final, diante do Juventude, uma das equipes favoritas a conquistar o título, o Esportivo conquistou uma vitória pelo placar de 2 a 0, em Caxias do Sul.
Na semifinal, em atuação impecável dentro das quatro linhas, o alviazul goleou o Rey Sol, de Viamão, pelo placar de 5 a 1, se classificando à decisão do campeonato. Na final, após um empate em 0 a 0 diante do Cruzeiro-RS, o alviazul perdeu o título nos pênaltis por 5 a 4.
Próximos desafios:
A categoria sub-20 agora direciona o seu foco para a Copa FGF 2021 — Troféu Dirceu de Castro, uma vez que os atletas da equipe devem integrar o plantel para a disputa da competição estadual do segundo semestre, que inicia no dia 15 de setembro.
A categoria sub-19 segue na disputa da Liga Serrana de 2021, que está na segunda terceira rodada. A equipe alviazul encara o Gramadense nesta quarta-feira, (21), em Bento Gonçalves, com local e horário a serem confirmados.
Mín. 17° Máx. 24°