A decisão sobre os novos protocolos diante da pandemia de coronavírus na macrorregião Caxias do Sul, possivelmente menos rígidos, ficou para a segunda-feira (19). O comunicado foi feito pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne), logo após a reunião de representantes dos 49 municípios da região na tarde deste sábado (17). Por enquanto, os prefeitos e suas equipes continuam a avaliar sugestões dos caminhos a serem seguidos, principalmente para o setor de eventos.
O adiamento das mudanças se deve, principalmente a um caso suspeito da variante Delta da Covid-19 na cidade de Gramado. O caso deixou alguns prefeitos apreensivos em tomarem uma decisão de liberação tão rapidamente, pedindo mais dois dias de análise da situação. Os decretos dos municípios, mesmo que publicados antes da reunião, já servem como um norte para o que é discutido entre os prefeitos. O setor de eventos seria o mais debatido e que deverá acumular mais flexibilizações, muito com base nos protocolos variáveis de cada atividade definidos pela Amesne tão logo foi lançado o Sistema 3As.
O presidente da Amesne, o prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin, destacou após a reunião o pedido de tempo para mais análises. "Neste sábado (17) à tarde, tivemos esta reunião online com os 49 municípios e tomamos a decisão de avaliarmos algumas sugestões de flexibilizações para algumas atividades laborais a serem divulgadas na próxima segunda-feira (19). Neste sábado e domingo, os prefeitos continuarão avaliando essas sugestões e também dando as suas colaborações para que na próxima segunda-feira possamos comunicar oficialmente à toda Serra Gaúcha", destacou o presidente.
Mín. 17° Máx. 27°