No final da tarde desta sexta-feira, dia 16, a partir das 17h, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) promove uma reunião virtual para explicar como será o funcionamento da primeira Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Bento Gonçalves. Instalada no Barracão, a estrutura, que foi concluída em maio – praticamente após uma década do anúncio inicial – atenderá, além daquela comunidade, os bairros Santo Antão, Santa Marta, Santa Helena, Fátima, Fenavinho e Imigrante.
São estas famílias que deverão acompanhar o encontro on-line, que ocorre POR MEIO DESTE LINK NO YOUTUBE. Em matéria publicada há menos de um mês, o NB Notícias destacou que, agora, uma das medidas a serem tomadas por conta dos próprios usuários do serviço, para poderem usufruir do tratamento de esgoto, será providenciar a conexão da rede doméstica à tubulação implantada nas ruas ao longo dos últimos anos.
A Estação de Tratamento de Efluentes permitirá, nesta etapa, que sejam coletados e tratados cerca de 30% do esgoto de Bento Gonçalves, em um sistema capaz de processar 40 litros por segundo. Na reunião desta sexta, os técnicos irão informar sobre a operação da rede, reforçar a importância da necessidade de fazer a ligação da rede domiciliar, alertar para as consequências da não efetivação da ligação, apresentar os benefícios do tratamento do esgoto e explicar como fazer a ligação.
Mín. 13° Máx. 29°