A categoria sub-17 do Clube Esportivo bateu na trave na final diante do Juventude, perdendo para os pênaltis, e finalizou a Copa Água da Pedra de forma invicta. Apesar de o foco principal da base ser a formação de atletas, o grupo direciona os seus esforços visando constante evolução dentro de campo e almejando coroar o trabalho com o título da Liga Serrana de 2021.
Sem nenhuma derrota na competição, o Esportivo finalizou o campeonato com quatro vitórias e quatro empates, sendo três deles diante do Juventude, que se sagrou campeão. Apesar do vice, o técnico da categoria sub-17 do alviazul, Marcelo Nunes, elogiou o desempenho dos jovens atletas na competição.
“Nós tivemos uma participação muito boa na competição. Nossa equipe foi crescendo no decorrer da competição, foi encorpando e fez uma competição respeitando todos os nossos conceitos, os padrões que a gente tem. Os meninos foram muito guerreiros. Foram jogadores que honraram a camiseta”, destaca o treinador.
Na reta final da Copa Água da Pedra, o Esportivo protagonizou uma atuação impecável diante do Novo Hamburgo, derrotando o Anilado por 3 a 0. Na final, o alviazul reencontrou o Juventude na competição pela terceira vez. “Enfrentamos três vezes esse ano e as três vezes nós saímos ganhando de um a zero e eles empataram em um a um. Temos que reconhecer que o adversário é muito bom também”, analisa.
O Esportivo agora direciona o seu foco para a Liga Serrana de 2021, que já iniciou. A categoria sub-17 empatou fora de casa em 1 a 1 com o próprio Juventude na estreia da competição, que conta também com a participação da Apafut, Santos e Caxias, todos de Caxias do Sul, SER Amigos, de Nova Prata, Glória de Vacaria, Ivo 10 Academy, de Teutônia, ALE, de Lajeado e Brasil de Farroupilha.
“Temos que erguer a cabeça e fazer esses meninos acreditarem de novo que nós estamos no caminho certo e que nós não podemos desistir nunca. A partir de agora temos a Liga Serrana, na qual vamos nos dedicar de corpo e alma, com muito comprometimento para conseguir chegar à final também e aí sim conseguir o título”, pondera.
O objetivo principal da base é formar jogadores para o futebol profissional. Os resultados, portanto, vêm em segundo plano. Apesar disso, Marcelo Nunes ressalta que vai buscar o título para coroar o trabalho realizado até então, sobretudo, como forma de aprendizado às jovens promessas. “Sempre gostamos de ganhar, assim como os meninos também gostam e sempre faz parte do aprendizado. A derrota e a vitória têm o lado ruim de aprender e o lado bom. A gente aprendeu o lado ruim, que foi perdendo o título. Nessa Liga Serrana vamos buscar o título para coroar esse trabalho dos meninos, que é muito bom”, conclui o técnico da categoria sub-17.
Mín. 17° Máx. 24°