Foram encontrados os corpos dos dois integrantes do Corpo de Bombeiros que desapareceram no combate ao incêndio de grandes proporções que destruiu o prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Porto Alegre. A informação extraoficial é de que os corpos foram localizados por volta das 10h, porém, o Governo do Estado ainda não se manifestou oficialmente sobre a localização dos bombeiros.
As vítimas fatais são o tenente Deroci de Almeida da Costa, que atuava há 22 anos como bombeiro, e o sargento Lúcio Ubirajara Munhoz, que trabalhava há 31 anos na corporação. A informação já é comentada no grupo de Whatsapp da corporação e foi confirmada por um dos oficiais do Corpo de Bombeiros em uma mensagem enviada às 10h15.
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, César Eduardo Bonfanti, o tenente Almeida era quem comandava as guarnições do Corpo de Bombeiros que atuavam no incêndio. Já o sargento Munhoz veio de forma voluntária para ajudar no combate às chamas. O comandante do Corpo de Bombeiros relatou que a noite e madrugada de combate às chamas não foram fáceis por conta de se tratar de um incêndio de grandes proporções. "Tivemos dificuldade inicialmente no combate interno das chamas por causa das características do incêndio. Fomos então para o combate externo, que também foi dificultado pelo tamanho do sinistro", explicou. "A altura e o tempo de construção do edifício também aumentaram a dificuldade do trabalho, mas no caso do prédio da SSP havia duas escadas bem protegidas, o que proporcionou a fuga dos servidores", frisou.
Participou das buscas aos dois bombeiros desaparecidos uma equipe do Canil do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria. A equipe é formada por três bombeiros e dois cães. Integrantes do grupo, o sargento Alex Sandro Teixeira Brum e o cão Guapo têm a experiência de terem trabalhado nas buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. Além deles, compõem a equipe o soldado Estefanio Guinazu Bernardes e a cadela Molly. A dupla foi responsável por encontrar o corpo de uma dentista de Tupanciretã que desapareceu em uma área de mata, de difícil acesso, em Santa Maria, em outubro do ano passado. Apoia as duplas de bombeiros e cães o soldado Verocir Machado da Silva.
Mín. 13° Máx. 29°