Em Congresso Técnico da Copa FGF - Troféu Dirceu de Castro 2021, realizada na tarde desta terça-feira (13), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu os grupos e o regulamento da competição estadual do segundo semestre. O torneio terá 18 equipes, dentre elas o Esportivo, e tem início previsto para o dia 15 de setembro. O campeão terá vaga garantida na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha de 2022.
As 18 equipes participantes serão divididas em três grupos de seis clubes. O alviazul de Bento Gonçalves estará no grupo A da competição, ao lado do Brasil de Farroupilha, Glória de Vacaria, Passo Fundo, Elite, de Santo Ângelo, e Santo Ângelo. As equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados da primeira fase.
As fases de mata-matas serão disputadas em jogos de ida e volta. A tabela de jogos será divulgada pela entidade na sexta-feira (16). Todos os confrontos serão transmitidos pela FGF TV e fechados ao público por causa da pandemia. Os testes para Covid-19 serão custeados pelos próprios clubes.
O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2022 e, consequentemente, embolsará cerca de R$ 400 mil. Alem disso, também terá vaga na Recopa Gaúcha diante do Grêmio, atual campeão gaúcho.
O Esportivo não disputa a copinha do segundo semestre desde 2014. Naquele ano, o alviazul também foi rebaixado no Gauchão e disputou a Copa Serrana, chegando até a fase de semifinal. O Esportivo, comandado pelo técnico Júlio César Nunes, foi eliminado para o Juventude, de Tiago Nunes, na competição estadual.
Grupos da Copa FGF - Troféu Dirceu de Castro 2021
Grupo A: ESPORTIVO, Brasil de Farroupilha, Glória de Vacaria, Elite (Santo Ângelo), Santo Ângelo e Passo Fundo;
Grupo B: Novo Hamburgo, Sapucaiense, Garibaldi, Cruzeiro (Cachoeirinha), Aimoré (São Leopoldo) e União Harmonia (Canoas)
Grupo C: Riopardense (Rio Pardo), Bagé, Rio Grande, Grêmio B, São José (Porto Alegre) e 12 Horas (Porto Alegre)
Mín. 17° Máx. 24°