O almoço de domingo é sempre um momento importante. Não importa se seu almoço é com a família, a dois ou sozinho, sabemos que uma boa taça de vinho é o acompanhamento perfeito para qualquer refeição. Para que bebida e cardápio estejam em harmonia na sua mesa, fizemos uma seleção de vinhos para você não errar na decisão. Acompanhe as sugestões para combinar com pratos simples do seu dia a dia ou algo mais elaborado.
Spaghetti com molho vermelho
Se seu almoço é com a família, grandes chances desse ser o prato escolhido. Então, se estiver pensando naquele almoço do fim de semana, com a clássica macarronada com molho ao sugo, opte por um vinho tinto, como o Garibaldi Reserva - Edição Especial 90 anos. A dica também serve para as outras massas sem recheio, como nhoque e penne.
Lasanha à bolonhesa
Também uma das queridinhas da mesa, a lasanha à bolonhesa pode ser harmonizada com um bom Merlot ou Cabernet Sauvignon. O Urmeneta Reserva Cabernet Sauvignon 2018, do Valle Central, no Chile, é uma ótima escolha e harmoniza bem com a combinação molho e carnes vermelhas.
Massas ao molho branco
Para encerrar as harmonizações com massa, não poderíamos esquecer do molho branco. Por ser mais forte e gorduroso, deve ser acompanhado da acidez de um vinho também branco. Nossa dica é o Acordes Chardonnay Reserva da Vinícola Garibaldi.
Frango ao forno
Se quer acompanhar o almoço com um vinho que já tenha em casa, faça um frango assado no forno e procure por Pinot Noir ou Chardonnay em sua adega, pois a carne combina muito bem com ambos. Na hora de comprar, opte por Pinot Noir mais frutados, como o chileno Calyptra Vivendo Reserve Pinot Noir 2016. Se preferir branco, o Tenuta Sant`Antonio Scaia Bianco 2018 é uma excelente escolha.
Salmão
Para os dias mais quentes, um salmão pode ser uma ótima ideia. Tanto cru, como assado ou grelhado, o peixe mais gorduroso e com um sabor mais forte harmoniza muito bem com vinhos brancos: Chardonnay, Sauvignon Blanc e Espumante Brut e Rosé.
Então, se for cozinhá-lo, opte por um Salentein Killka Chardonnay 2019. Se for consumi-lo cru em um ceviche, sashimi ou tartar, vá de Salton Paradoxo Chardonnay 2019.
Churrasco de carne vermelha
Na casa do brasileiro, tão tradicional quanto a massa é o churrasco, certo? Para mudar a variação churrasco e cerveja, que tal apostar no argentino La Chamiza Malbec 2019 para acompanhar uma boa picanha? Se a intenção for assar uma carne mais econômica, substitua a picanha por contra-filé. Para harmonizar com a carne, vá de Partridge Flying Malbec 2019, também argentino.
Agora, escolher o vinho perfeito para aquele almoço especial ficou um pouco mais fácil. E você, já pensou no cardápio que vai acompanhar seu vinho?
Mín. 15° Máx. 18°