Na última quarta-feira (07), foi celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Famoso por ser um reconforto alimentar, o chocolate faz parte da dieta brasileira e pode ser consumido de diversas formas: no brigadeiro, no milk-shake, em barras, no bolo de cenoura... E a lista continua.
Apesar de ser celebrado, em sua maioria, como alimento de alto teor calórico e comprometedor para a saúde em grandes quantidades, o chocolate surpreende na sua usabilidade como uma estratégia terapêutica na estética: “A massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, mantendo a umidade e resultando em uma pele mais hidratada”, comenta Alline Vasconcellos Alves Peral, professora do curso de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina e fisioterapeuta especialista em estética, cosmética e dermatologia funcional.
O tratamento dermatológico com chocolate, ou chocolaterapia, consiste em procedimentos estéticos que hidratam e revitalizam a pele. Desde banhos de chocolate até a hidratação facial, as estratégias utilizadas promovem relaxamento e se destacam entre os amantes deste alimento.
Alline destaca a importância do cacau no processo: “ele desempenha ação vasodilatadora na microcirculação sanguínea trazendo benefícios na nutrição das células”.
Procedimentos estéticos com chocolate
De acordo com Alinne, o procedimento mais diferente é o banho de chocolate. Ele consiste em uma banheira de hidromassagem ou ofurô cheia de água quente, chocolate em pó e espuma com aroma de chocolate. A professora sugere que, para completar a experiência, chocolate quente e chocolates meio amargo sejam oferecidos para degustação.
Processos de hidratação facial e corporal, principalmente quando associados a outros ativos, têm ação umectante e deixam a pele macia e hidratada. Alinne explica: “Um dos ingredientes do chocolate é o grão de cacau, que por conter propriedades antioxidantes, protege a pele da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”.
Outra forma de usar o chocolate é em tratamentos capilares. A hidratação de chocolate é rica em lipídios, que são extremamente nutritivos para os fios, além de reduzirem o frizz e o volume.
A cosmética com chocolate não se limita aos tratamentos com esteticista. Algumas marcas possuem linhas gourmet com aroma do alimento, geralmente feitos com o próprio cacau. Os produtos mais comuns são os sais de banho, esfoliantes, cremes hidratantes e óleos e essências aromáticas.
Alinne destaca que os tratamentos com chocolaterapia são indicados para pessoas com pele ressecada ou envelhecida – e que gostam de chocolate: “Para peles oleosas e com acne não é indicado”.
Mín. 13° Máx. 29°