Nesta quinta-feira, dia 8, a Associação Ativista Ecológica (Aaeco) de Bento Gonçalves recebeu a informação de que estava sendo realizado um serviço de desmatamento na localidade de São Valentim, no distrito de Tuiuty, e havia ao menos duas corujas ao lado desse local.
Depois de identificar a empresa, a entidade fez contato com o seu diretor, que prontamente acionou um biólogo para ir averiguar a situação. De fato, foram encontradas duas corujas da espécie Corujinha do Mato, ou Coruja do Sul, com pequena variação de tamanho entre ambas.
Por decisão do biólogo em conjunto com a Aaeco, o espaço foi demarcado e as atividades foram suspensas. As corujas serão monitoradas até que se desloquem para um trecho mais ao leste, que é um corredor ecológico, ou para oeste, onde há uma Área de Preservação Permaneente (APP).
De acordo com a Aaeco, foram apresentados os mapas com todas as licenças para os trabalhos que estavam sendo executados. Ao longo dos próximos dias, a associação fará visitas de monitoramento. "Com diálogo e bom senso, haveremos de construir, na medida do possível, um desenvolvimento sustentável", conclui o secretário-geral da Aaeco, Gilnei Rigotto.
Mín. 14° Máx. 25°