A categoria sub-17 do Esportivo se juntou à categoria sub-20 na semifinal da I Copa Água da Pedra de 2021. A classificação foi conquistada após a equipe alviazul superar o time B do Novo Hamburgo, de virada, pelo placar de 2 a 1, em partida realizada na tarde desta quinta-feira (08), no campo do Geremia, em Bento Gonçalves. A equipe comandada pelo técnico Marcelo Nunes decide uma das vagas à final diante da equipe principal do Novo Hamburgo, em Porto Alegre.
O jogo:
A equipe do Esportivo começou a partida com dificuldades para atacar. O time do Novo Hamburgo, nos minutos iniciais, levou perigo ao gol defendido por Afonso, mas a melhor oportunidade foi do alviazul. Guto recebeu na grande área livre de marcação, mas a finalização parou na boa defesa do goleiro adversário.
O Novo Hamburgo, em uma das oportunidades construídas, abriu o placar da partida. Na grande área, o jogador anilado finalizou, mas Afonso espalmou. No rebote, o mesmo atleta colocou a bola no canto esquerdo, sem chances de defesa, 1 a 0.
Após o gol, o Esportivo se jogou para o ataque e passou a dominar as ações da partida. Em boa jogada ofensiva, a bola sobrou pelo lado direito com Paludo, o qual arrematou com precisão para empatar o jogo. Ainda na etapa inicial, os donos da casa colocaram uma bola no travessão, quase virando o placar.
Na etapa derradeira, o Esportivo manteve o controle sobre as ações da partida, enquanto que o Novo Hamburgo explorava as jogadas em velocidade. Quando chegava ao ataque, o Anilado proporcionava perigo. Em uma das chances, em bola alçada para a área, após um bate rebate, Afonso fez brilhante defesa.
O Esportivo dominava a partida, mas encontrava dificuldades para acertar o último passe. No entanto, a insistência deu resultado. Aos 35 minutos, João Trevisol recebeu livre na grande área e finalizou no canto para virar a partida, 2 a 1. Após o gol, o Esportivo se fechou e impediu qualquer reação dos visitantes, garantindo a vitória e a classificação à próxima fase.
Semifinal:
A semifinal está marcada para este final de semana, no campo do SESC, em Porto Alegre. A equipe alviazul vai enfrentar novamente o Novo Hamburgo, mas desta vez o time A, que eliminou o São José com goleada por 7 a 0, valendo vaga à decisão. Na outra semifinal, o Juventude encara a equipe do Rey Sol, de Porto Alegre.
Quartas de final – categoria sub-17
Rey Sol 1 (4) x (2) 1 Cruzeiro
RSS23 1 (2) x (4) 1 Juventude
Novo Hamburgo A 7 x 0 São José
Esportivo 2 x 1 Novo Hamburgo B
Mín. 17° Máx. 24°