17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Após 16 meses, prefeitura de Bento disponibiliza internet para estudantes e professores

Desde março de 2020, aulas não estão ocorrendo de forma integral em função da pandemia, mas somente agora a administração pública abriu o chamamento para oferecer o serviço a alunos e educadores do município

08/07/2021 às 15h59 Atualizada em 08/07/2021 às 17h07
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

A Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec) de Bento Gonçalves anunciaram nesta quinta-feira, dia 8, que a prefeitura colocará em prática um plano de internet móvel patrocinada. A ação, que beneficiará 12 mil alunos e professores do município, começa a sair do papel somente após quase um ano e meio de pandemia de Covid-19.

E, oficialmente, ainda não há uma data para que o serviço seja, de fato, disponibilizado. Nesta quinta, foi dado o primeiro passo, com a publicação no Diário Oficial Eletrônico Do chamamento público para credenciamento de operadoras interessadas. 

Com o plano especial de internet, que poderá ser utilizado exclusivamente para conteúdos educacionais, será possível que o usuário acesse as plataformas de aula do Educar Web e utilize recursos multimídia, como vídeos, áudios e textos sem pagar por isso. “A internet patrocinada funciona na modalidade de cobrança reserva. Isso significa que, quando o aluno ou professor acessar o aplicativo de educação utilizado pelo município (EducarWeb), a operadora identificará que a cobrança não deve acontecer no pacote de dados do aluno ou do professor. O aplicativo de educação também funcionará caso o aluno ou professor não tenha pacote de dados ativo”, afirma o diretor da Ctec, Matheus Barbosa. 

A modalidade de Chamamento Público possibilitará que todas as operadoras telefônicas que possuem cobertura telefônica em Bento Gonçalves participem do procedimento, a um custo de R$ 0,018 para cada megabyte utilizado pelo aluno/professor.  “O projeto irá auxiliar alunos e professores, suprindo a necessidade de alcançar a todos com as atividades. Com o retorno das aulas, seguimos com as atividades em modelo híbrido, além de ser uma ótima ação para o reforço escolar”, destaca a secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi.

O credenciamento das empresas pode ser realizado das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira, no Setor de Licitações na Secretaria de Finanças. O departamento fica na avenida Osvaldo Aranha, nº 1105, no bairro Cidade Alta. Edital e Termo de Referência do Chamamento Público podem ser acessados CLICANDO NESTE LINK.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários