A categoria sub-20 do Esportivo segue viva na disputa pelo título da 1ª Copa Água da Pedra, que reúne equipes da região Metropolitana e da Serra Gaúcha. Em confronto eletrizante, com emoção até o apito final, o alviazul de Bento Gonçalves, comandado pelo técnico Márcio Ebert, superou o Juventude pelo placar de 2 a 1, no domingo (04), no CT do Juventude, em Caxias do Sul, e carimbou o seu passaporte à semifinal da competição.
O jogo:
A partida começou equilibrada, com chances de gol para ambos os lados. O Juventude, apesar de ter maior posse de bola, pouco agredia a defesa alviazul, enquanto o Esportivo chegava com maior perigo ao gol adversário, explorando a velocidade dos extremas Bruninho Alagoas e Emerson.
Com maior volume de jogo, o Esportivo inaugurou o marcador da partida. Após bola alçada na grande área, a bola sobrou com Caldeira, que limpou da marcação e finalizou com precisão para abrir o placar para o alviazul, 1 a 0.
Na etapa derradeira, o Juventude começou melhor, mas encontrava dificuldades para infiltrar na forte marcação da equipe de Bento Gonçalves. No entanto, em boa jogada construída pelo time alviverde, os donos da casa empataram a partida. Em bola na diagonal na extremidade pelo lado esquerdo, o jogador do Juventude chegou até a linha de fundo e cruzou para Pedro Lucas desviar e igualar o marcador.
Após o gol, o Esportivo voltou a pressionar o adversário. Com efetividade no setor ofensivo, o alviazul chegou forte ao ataque, construindo boas situações para alcançar o segundo gol. Em uma boa jogada coletiva na intermediária, Afonso invadiu a área e foi derrubado: pênalti para o Esportivo. Bruninho Alagoas, um dos artilheiros do alviazul na temporada, chamou a responsabilidade e bateu com perfeição para colocar a equipe visitante novamente na frente do placar, 2 a 1.
Com a vantagem, o Esportivo passou a valorizar a posse de bola e cadenciar o jogo. O Juventude, por sua vez, pressionou os visitantes em busca do empate, sobretudo através de cruzamentos para a área, obrigando o goleiro alviazul a trabalhar.
Nos acréscimos, o jogador alviverde foi derrubado na área, resultando em pênalti para o Juventude, o que gerou muita reclamação por parte do time bento-gonçalvense. Na cobrança do pênalti, o goleiro Guilherme Pommer, ex-atleta alviverde, fez uma brilhante defesa, salvando o que seria o gol de empate dos donos da casa. Sem mais tempo para reação do Juventude, o Esportivo garantiu a vitória por 2 a 1 e conquistou a vaga para a semifinal da competição.
Na semifinal, o alviazul vai encarar a equipe do Rey Sol, de Porto Alegre, que derrotou o Caxias, equipe de melhor campanha na primeira fase, nos pênaltis. Na outra semifinal, o Sport Club Jau vai enfrentar o vencedor do confronto entre Cruzeiro e AC Sul Brasil. Os confrontos valendo vaga à decisão estão previstos para ocorrer no dia 17, no campo do SESC, em Porto Alegre.
O Esportivo foi escalado com Pommer, Adrian, Pedro Nunes, Caldeira e Ferrão; Alisson, Nathan e Afonso; Emerson, Bruninho Alagoas e Luiz Fernando – Técnico Márcio Ebert. Entraram no segundo tempo Eric Costa, Battu, Barth, Cláudio, Matheusinho e Joesley.
Quartas de final - Copa Água da Pedra - Categoria Sub-20:
Sport Club Jau 3 x 0 Vidal Pro FC
SER Caxias 1 (3) x (4) 1 Rey Sol
Juventude 1 x 2 Esportivo
Cruzeiro x AC Sul Brasil
Mín. 17° Máx. 24°