A entrega do túnel de acesso ao bairro São João, na região norte de Bento Gonçalves, teve um novo aditivo na execução da obra. Desta vez, a atualização na se refere a valores do empreendimento, e sim ao prazo de conclusão por parte do consórcio de empresas que o executam.
As duas companhias responsáveis pelos trabalhos solicitaram à prefeitura uma prorrogação de 160 dias no período de construção – a contar de 7 de julho – que foi concedida pelo Poder Público bento-gonçalvense. Assim, a nova data de entrega do túnel agora é 14 de dezembro de 2021.
Em entrevista ao vivo diretamente do local, realizada em maio, o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Heitor André Tartaro, afirmou que a falta de matéria-prima, especialmente o aço, foi um dos fatores responsáveis pela desaceleração do ritmo da obra, o que gerou fortes questionamentos junto à comunidade. Na ocasião, Tartaro também lembrou da necessidade de reconstrução de uma adutora de abastecimento de água no trecho, que não estava prevista no projeto.
Essa questão relacionada à rede já fez com que o prazo inicial de conclusão, que era julho, passasse para setembro. A carência de material piorou a situação e, na época da entrevista, o diretor do Ipurb salientou que seria necessário um novo ajuste no cronograma, que agora se confirma.
A obra do túnel também passou por aditivos em seu custo, que até aqui já foi de R$ 9,5 milhões para R$ 11,3 milhões. A justificativa para o aumento foi a elevação no preço do aço.
Mín. 13° Máx. 29°