Depois de 25 anos consecutivos na elite do futebol gaúcho, o Veranópolis foi rebaixado de forma inédita em 2019. Agora, para retornar à primeira divisão do Campeonato Gaúcho, o Pentacolor vai apostar no nome do técnico Cristian de Souza para tentar repetir o feito de Tite, atual técnico da Seleção Brasileira, o qual subiu o VEC pela primeira e única vez em 1993, quando foi campeão do segundo escalão da competição estadual.
O morador de Bento Gonçalves, e que iniciou sua trajetória no futebol por meio do Clube Esportivo, onde foi treinador da base e do profissional, foi demitido na quinta-feira, dia 1º, pelo Patrocinense-MG, onde estava atuando na Série D. Logo após a sua demissão, o treinador foi anunciado oficialmente pelo Pentacolor.
Em 2020, quando a Divisão de Acesso foi suspensa e dada como finalizada na terceira rodada, por conta da pandemia, Cristian de Souza comandava o VEC na competição. Agora, ele retorna para dar sequência ao trabalho iniciado na temporada passada, e se junta à direção para a formação do elenco para a disputa do campeonato. Até o momento, o Veranópolis anunciou a contratação de 10 jogadores para o plantel.
A Divisão de Acesso, que agora passa a se chamar de Série A2, inicia no dia 16 de agosto e se estende até o dia 12 de dezembro. O VEC estreia diante do União Frederiquense, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. O time Pentacolor está no grupo A, ao lado de Tupi de Crissiumal, Passo Fundo, Brasil de Farroupilha, Igrejinha, Cruzeiro, Glória de Vacaria e União Frederiquense.
Elenco do VEC para a Série A2 de 2021:
Goleiros: Anderson (ex-Esportivo);
Laterais: Guilherme Dal Pian (ex-Nação-SC);
Zagueiros:Cleiton (ex-São José-RS e São Paulo Crystal-PB) e Luis Felipe (ex-URT-MG);
Meio-campistas: Jonatan Lima (ex-Al-Mesaimeer, do Qatar), Elias (ex-Potiguar-ES), Henrique (ex-Três Passos), Gabriel Welisson (ex-Três Passos), Wallacer (ex-Macaé-RJ) e Vacaria (ex-Azuriz-PR);
Atacantes: Romário (ex-Unaí-MG)
Mín. 17° Máx. 24°