Como pequenas escolhas podem alterar drasticamente o rumo de nossas vidas? O que leva alguém a realizar um ato impulsivo como, por exemplo, tirar a vida de outrem? De que maneira o peso da culpa pode afetar nossa consciência? Aliás, qual a origem de nossos pensamentos? Estes são alguns dos questionamentos da obra do escritor Marcelo Rebelatto: O Homem e o Santo, um drama envolvente, com uma pitada de romance e investigação policial, elementos psicológicos, religiosidade, reflexões filosóficas e teológicas, realçando questões como pecado e perdão, culpa e arrependimento.
O livro conta a história de Micael Bernardo Krieger, um jovem abandonado pela mãe, rejeitado pelo pai, mas amado pela avó e que, esperançoso, aos 19 anos parte em busca de seus sonhos, muda-se de cidade e depara-se com realidades e situações que fazem aflorar questões adormecidas, que urgem por solução. Micael percebeu que os ventos o levaram a veredas inesperadas, a direções inimaginadas, completamente diferentes do que havia idealizado. Mas que “ventos” seriam esses? Apenas suas decisões? Ou haveria outros elementos que o afastaram de seu caminho? Micael comprometeu sua vida por um ato bárbaro, nefasto, seguido de um forte arrependimento e angústias profundas, com consequências trágicas para si e para outros. Agora, a busca pelo perdão e o desejo intenso em retornar ao estado original de possibilidades tornaram-se seu único objetivo, pelo qual lutará até o fim. Poderá Micael alcançar a remissão? Ou essa busca incessante pelo perdão destruirá ainda mais a sua vida e a daqueles que cruzaram seu caminho?
O lado psicológico dos personagens faz o leitor se sentir dentro de suas mentes, acompanhando seus medos e suas angústias. Uma história que nos leva a refletir sobre o pensamento e o comportamento humano; sobre as consequências de nossas decisões e o rumo de nossa vida; a pensar sobre o que poderíamos ter feito ou deixado de fazer e até que ponto tais escolhas poderiam ser melhores ou piores. Intrigante, surpreendente e com um final impactante. Cria-se um suspense psicológico, capaz de manter o leitor envolvido e ansioso para descobrir o final imprevisível.
“Em 2018 iniciei um passatempo que resultou em meu primeiro livro: ‘Vivências de Ícaro em busca da unidade’ publicado em 2019. Agora, dando continuidade a este “hobbie”, estou publicando meu segundo livro: “O HOMEM E O SANTO”. A literatura é uma paixão que carrego desde a infância. Ainda na adolescência tive contato com expoentes da literatura nacional como Lima Barreto, Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, entre outros, passando, posteriormente, para os clássicos estrangeiros - Shakespeare, Dante Aliguieri, Miguel de Cervantes, Dostoiévski, Goethe... Paralelamente à essa paixão, a busca incessante por Deus me fez passar por diversas religiões dos mais diversos segmentos, o que despertou em mim o interesse em estudá-las mais a fundo e, junto com esse interesse, o amor à História e à Filosofia.”
Na opinião de Marcelo Rebelatto, a literatura de ficção é um instrumento fundamental para o desenvolvimento e a expansão do imaginário, o qual, por sua vez, é um dos pilares da inteligência e essencial para uma compreensão mais ampla da realidade. “Com a ampliação do imaginário aprimoramos nossa capacidade de abstração e de fazermos analogias. Além disso, a expansão do imaginário por meio da literatura nos proporciona o desenvolvimento da linguagem expressiva: capacidade de expressarmos as experiências através da linguagem, de externarmos o conhecimento com maior clareza e, de quebra, desenvolvemos uma percepção mais aprofundada sobre o pensamento e as ações humanas.
Marcelo Rebelatto entende também que a partir de meados do século passado houve um empobrecimento gradativo na literatura brasileira, acarretando uma decadência da cultura e da educação em nosso país. “Acredito que o incentivo à boa literatura seja o primeiro passo para resgatarmos a cultura literária no Brasil. A propósito, já dizia Johann Wolfgang Von Goethe, grande polímata do século XVIII: “O declínio da literatura é o declínio de uma nação.”
O livro já está disponível nos seguintes locais:
Dom Quixote Livraria & Cafeteria - Bento Gonçalves-RS
Livraria e Papelaria App Bento (Shopping Bento)
Persa Livraria no Shopping XV em Joaçaba SC
Americanas: https://www.americanas.com.br/busca?conteudo=3427683867
Submarino: https://www.submarino.com.br/busca?conteudo=3427683867
Shoptime: https://www.shoptime.com.br/busca?conteudo=3427683867
Editora Albatroz: https://loja.editoraalbatroz.com.br/o-homem-e-o-santo
Mín. 14° Máx. 25°