Na manhã desta quarta-feira, dia 30, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha, comandou uma reunião com representantes das 49 cidades da macrorregião da Serra Gaúcha. O principal obetivo do encontro, que aconteceu no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) foi reforçar a importância de que os municípios estejam atentos a todos os novos protocolos recentemente definidos para o conglomerado serrano, a fim de evitar uma piora local nos números relacionados à pandemia de Covid-19.
Feltrin ressalta que é extremamente importante que as prefeituras busquem cumprir as novas normas "na plenitude", tanto no que se refere às restrições de horários como na fiscalização de eventos, ambientes e atividades como o transporte coletivo urbano. "São ações de prevenção, cuidando da nossa população ao mesmo tempo em que a gente possa permitir as atividades laborais, porque precisamos ter a liberdade de trabalhar, de levar o sustento para nossas famílias", afirma.
Na ocasião, o presidente da entidade também salientou que, neste momento, é fundamental garantir uma ampliação da testagem. "Estamos conscientizando os secretários de saúde, prefeitos, vice-prefeitos, a fiscalização dos municípios, e solicitando também apoio ao Governo do Estado, para que nos ajudem nas testagens, na busca ativa de assintomáticos que possam estar circulando e levando o contágio, levando o vírus sem saber. Queremos que as pessoas com qualquer sintoma já procurem a sua unidade de saúde, façam a testagem, os municípios estão trabalhando para isso", destaca.
Por fim, o prefeito farroupilhense abordou a importância de acelerar e, principalmente, incentivar a vacinação. "Enquanto não tivermos um percentual de aproximadamente 70% de imunização, o risco de contágio ainda é muito grande. Precisamos estar todos unidos para superar essa crise sanitária e econômica. Independentemente da marca, é importante que a gente tenha noção que a melhor vacina é a vacina no braço", conclui Feltrin.
Mín. 17° Máx. 27°