Um dos lançamentos mais aguardados no ano já tem um nome: Argo. A Fiat finalmente liberou essa informação do hatch que substituirá de uma só vez o Punto, as versões mais caras do Palio e o Bravo, que já deixou de ser vendido. Até então, a novidade era chamada de projeto X6H. A estreia está prevista entre maio e junho.
A marca já colocou no ar um site dedicado ao hatch ‘premium’, que será produzido Betim (MG). Também pôs nas ruas nesta quinta-feira, 20, unidades camufladas, e com a carroceria de ‘mula’ (componentes visuais de outros modelos), adesivadas nas laterais e traseira com a inscrição ‘#DescubraArgo'. Na mensagem exibida no hotsite a Fiat diz que o carro é ‘pensado do zero’, o que significa tratar-se de uma nova plataforma e que não é derivado de outro modelo.
Motores vão do 1.0 a 1.8
O hatch usará uma gama ampla de motores e câmbios. A versão de entrada do Argo (que entra no lugar do Palio topo de linha) virá com o 1.0 FireFly 3-cilindros, de 77 cv, associado à transmissão manual de 5 marchas - conjunto usado atualmente por Mobi Drive e Uno 2017. O Uno também emprestará o propulsor 1.3, com quatro cilindros e 109 cv, para a versão intermediária do futuro hatch. Nessa configuração, haverá a opção do câmbio automatizado GSR, que estreou no Mobi Drive e se destaca por eliminar os soluços nas trocas de marchas, além de oferecer os comandos por botões em vez da alavanca.
O Argo terá ainda uma versão mais esportiva equipada com o motor 1.8 E.torQ EVO, de até 139 c v e caixa automática de seis marchas, mecânica hoje presentes no Renegade e Toro. Fala-se também que no futuro haverá uma opção turbo a partir do motor 1.3 FireFly, que já estaria em desenvolvimento na planta de Betim. A potência estimada ficaria na casa dos 160 cv.
Alguns modelos terão o interior da Fiat Toro
Apesar de não revelar as configurações, a Fiat deverá adotar equipamentos disponíveis em sua gama. Por exemplo, o lançamento virá com direção elétrica e função City (melhor a assistência em 50%, facilitando as manobras, principalmente na hora de estacionar), sistema stop/start (desliga e liga o motor em paradas rápidas no trânsito), controle de estabilidade e assistência de partida em rampa. O painel será exclusivo, com destaque para as três saídas de ar circulares no meio do painel e a tela de 7 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia.
As versões mais caras trarão componentes em comum com os da picape Toro, como quadro de instrumentos e controles do ar-condicionado. Na versão Sporting, ele terá faróis com máscara negra e grade superior e inferior pintadas de preto. Os faróis auxiliares são integrados à grade inferior. Haverá ainda a grafia Speedometer e do Tachometer no velocímetro e no conta-giros, respectivamente.
Como fica o mercado?
A chegada do Fiat Argo irá mexer bastante em toda a linha da marca italiana. Foi desenvolvido com a mesma filosofia do Renault Sandero, oferecendo bastante espaço interno. Afinal, sua missão é aposentar tanto o Palio quanto o Punto e o Bravo. Também será o primeiro a usar a plataforma Latam, uma versão alterada da base do Palio e Grand Siena. Falando no sedã, ele perderá pelo menos algumas versões para dar lugar ao X6S, modelo fabricado da mesma forma que o Argo. O plano original envolvia a criação de uma nova picape, a X6P, substituindo a Strada, só que foi engavetada e passará apenas por mais uma reestilização.
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