O que era para ser uma festa inesquecível acabou terminando em uma tragédia familiar para uma das candidatas a Soberana da Festa da Uva 2022. A candidata Bruna Mallmann perdeu sua mãe, Maria de Lurdes Mallmann, 63 anos, que teve um mal súbito no auditório da UCS Teatro, em Caxias do Sul, logo após ver a filha desfilar. Lurdes chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
A fatalidade ocorreu logo no início dos desfiles das candidatas. Bruna foi uma das primeiras a desfilar e, logo que saiu do palco, Maria de Lurdes começou a passar mal. Ela foi socorrida inicialmente por alguns médicos que estavam presentes no local. Isso aconteceu durante o desfile da candidata Débora Scopel Moreira, a terceira a subir no palco do teatro.
Uma equipe de socorristas precisou ser chamada e prestou o atendimento à mulher. Durante cerca de 40 minutos, médicos tentaram reanimá-la ainda dentro do UCS Teatro. Ela foi retirada em uma maca e levada ao Hospital do Círculo, por volta das 21h40min. A morte de Maria de Lurdes foi confirmada às 22h45min pela assessoria de imprensa da festa.
Com o incidente, as candidatas da festas sugeriram aos organizadores do evento o cancelamento do desfile. O clima de tensão e de tristeza abalou a todos, principalmente as embaixatrizes, que foram informadas sobre o que acontecia no lado de fora do camarim. Juntas, elas rezaram e decidiram que o evento não podia continuar. A presidente da comissão comunitária, Sandra Randon, subiu ao palco por volta das 22h para informar que o evento estava cancelado. Ele não tem data para acontecer.
A Comissão Comunitária da Festa da Uva divulgou, no início da madrugada deste domingo (27), uma nota lamentando a morte de Maria de Lurdes Mallmann. "Expressamos à família nossos mais profundos sentimentos por esta triste fatalidade. Estamos todos unidos para prestar todo o apoio à Bruna e sua família neste momento de tanta tristeza", comunicou a presidente da festa, Sandra Randon, via nota.
Também em pronunciamento oficial, via assessoria de imprensa da festa, Bruna Mallmann disse: "Minha família e eu nos despedimos hoje da nossa mãe, nossa base, nosso exemplo. Sua garra, beleza e carinho ficarão para sempre em nosso coração e na nossa memória. Ela se despediu logo após de me ver realizar um sonho. Agradecemos o apoio que recebemos de todos".
Lurdes Mallmann era muito conhecida na cidade pelo trabalho realizado como atendente da lancheria do colégio La Salle, um dos mais tradicionais de Caxias. Além de Bruna, ela deixa as filhas Patrícia e Kamila e o marido, Carlos Alberto Mallmann.
Mín. 17° Máx. 27°