Em clássico com todas as características de Gauchão, Esportivo e Caxias travaram um confronto acirrado sob forte chuva, neblina fechada e polêmicas dentro de campo. O terceiro Clássico da Polenta na história em uma competição nacional terminou com um empate em 1 a 1, em confronto realizado neste sábado (26), no Estádio Montanha dos Vinhedos, pela 4ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.
Os gols só saíram na etapa derradeira. O zagueiro Rodrigo Milanez contou com a falha do goleiro Marcelo Pitol para abrir o placar para o Esportivo, mas Juliano, se aproveitando do gramado encharcado, anotou o gol de empate para a equipe Grená. Com o resultado, o time comandado por Rogério Zimmermann segue invicto no campeonato.
O jogo:
A partida começou sob forte temporal, que fez com que o gramado ficasse pesado. Logo nos minutos iniciais, o Esportivo foi obrigado a realizar a primeira alteração, com Mateus Norton, lesionado, dando lugar ao zagueiro Gutierrez, que atuou improvisado no meio de campo. A primeira chance clara de gol foi do Caxias, com Kelvin obrigando o goleiro Otávio Passos a fazer boa defesa.
A primeira oportunidade do alviazul no jogo surgiu somente aos 24 minutos. Vinícius Peixoto, que atuou de titular, aproveitou o erro na saída de bola do time grená e finalizou por cima do gol defendido por Pitol. Pouco depois, e cobrança de falta de Rennan, Chicão desviou, mas parou na grande defesa do goleiro do Caxias. Aos 41, Juliano, em tentativa de cruzamento, quase surpreendeu ao finalizar a bola em diretamente ao gol, passando próximo da trave.
Na etapa derradeira, a chuva deu uma trégua nos minutos iniciais. Aos 4 minutos, Michel cabeceou de cabeça na risca da pequena área, mas Otávio Passos defendeu. No lance, o time grená reclamou que a bola teria entrado no gol. Aos 10 minutos, o Esportivo respondeu à altura. Em cobrança de escanteio de Juninho Tardelli, Milanez desviou de cabeça, colocando a bola por entre as pernas do goleiro Marcelo Pitol para abrir o placar, 1 a 0.
No entanto, a vantagem durou pouco. Aos 25 minutos, Juliano tentou encontrar Kelvin na área, mas na tentativa de servir o companheiro a bola ficou presa em uma poça d’água na área, sobrando para o próprio jogador finalizar e empatar o jogo para os visitantes, 1 a 1. No lance, o Esportivo reclamou de forma acintosa acerca de um possível impedimento não marcado pela arbitragem.
Os ânimos começaram a se exaltar e o jogo ficou mais cadenciado, com inúmeras paradas por conta de faltas. O Esportivo buscava na velocidade e nas bolas paradas alternativas para chegar com perigo ao gol adversário, enquanto o Caxias explorava os contra-ataques, mas ambos não tiveram êxito no setor ofensivo, terminando o jogo com empate em 1 a 1 no Clássico da Polenta.
Ficha técnica
Esportivo 1 x 1 Caxias – Série D
Esportivo: Otávio Passos, Serafini, Milanez, Rafael Dumas e Rennan; Chicão, Norton (Gutierrez), Lailson (Wesley) e Juninho Tardelli (Nicollas); Vini Peixoto (Léo Ferraz) e Batista. Técnico: Rogério Zimmermann
Caxias: Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Vidaletti; João Vieira (Marlon), Paulinho Santos; Juliano, Diogo Oliveira (Tontini) e Kelvin (Erik); Michel. Técnico: Rafael Jaques.
Gols: Milanez 10’ 2T (ESP) e Juliano 27’ 2T (CAX)
4ª rodada – Série D 2021 – Grupo A8
Marcílio Dias-SC 1 x 1 Joinville-SC
Esportivo 1 x 1 Caxias
Juventus-SC x Rio Branco-PR
Aimoré x Cascavel-PR
Mín. 17° Máx. 24°