No histórico do confronto entre Esportivo e Caxias, o tradicional “Clássico da Polenta”, tem números favoráveis à equipe Grená. No entanto, se tratando de confrontos em competições nacionais, o alviazul de Bento Gonçalves está invicto em jogos frente ao seu rival. Neste sábado (26), o Esportivo vai em busca da vitória não só para se manter na zona de classificação no grupo A8 da Série D de 2021, como também almeja defender a sua invencibilidade no clássico em campeonatos de âmbito nacional.
Relembre:
As únicas duas ocasiões em que Esportivo e Caxias se enfrentaram em uma competição nacional foi há 14 anos, em 2007. Na ocasião, os confrontos foram válidos pela primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro (antes de 2009, o futebol brasileiro era dividido em apenas três divisões).
No primeiro confronto, no Estádio Centenário, o Esportivo, comandado pelo técnico Beto Almeida, derrotou o time Grená pelo placar de 2 a 1. Aos 5 minutos de jogo, Zulu abriu o placar para o alviazul. Ainda na primeira etapa, Leandro Alves, de pênalti, empatou para o Caxias. No entanto, na etapa derradeira, novamente Zulu, um dos destaques do time de Bento Gonçalves na competição nacional, fez o gol da vitória.
O Esportivo entrou em campo com diversos atletas que marcaram história no alviazul. Além de Zulu, a equipe contou com o goleiro Donizetti, o volante Jardel, revelado pelas categorias de base do clube, e o meia Wolnei Caio. Na ocasião, o time bento-gonçalvense entrou em campo com Donizetti, Vinícius Ferreira, Luiz Carlos, Anderson Selfrin e Jonathas; Jardel, Wolnei Caio (Alexandre), Jé e Romano (Anderson Cardoso); Rodrigo Ribeiro (Régis) e Zulu.
No returno, atuando em seus domínios, o Esportivo novamente foi feliz diante do rival. No Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, o alviazul repetiu o placar do jogo do primeiro turno: 2 a 1 ao seu favor, desta vez de virada. Flávio Guilherme abriu o placar para a equipe Grená, mas Bruno Salvador e Cleyson (contra), viraram o jogo para o alviazul.
Na partida em casa, o Esportivo atuou com Donizetti, Vinícius Ferreira, Bruno Salvador, Jonathas e Tito; Jardel, D’Angelo (Anderson Cardoso) Jé e Leonel (Alexandre); Rodrigo Ribeiro (Romano) e Zulu.
As vitórias ajudaram o Esportivo a avançar de fase na segunda colocação, com nove pontos conquistados, em um grupo que contava com Joinville-SC e ADAP/Galo Maringá-PR, além do rival Caxias, que terminou em último colocado.
Na segunda fase, em um grupo ao lado de Bragantino-SP, que fora campeão da Série C naquele ano, Roma Apucarana-PR e Democrata-MG, o Esportivo avançou em primeiro lugar com 11 pontos conquistados. Na terceira fase, no entanto, o time alviazul foi eliminado, terminando em último lugar em uma chave com Vila Nova-GO, Atlético-GO e Villa Nova-MG.
Essa foi a melhor campanha da história do Esportivo em uma competição de nível nacional e a última antes de se classificar para a Série D de 2021.
O terceiro Clássico da Polenta em uma divisão nacional ocorre neste sábado (26), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, com transmissão ao vivo da Eleven Sports.
Histórico geral do Clássico da Polenta:
As equipes se enfrentaram em 147 vezes na história. O Caxias soma 58 vitórias, enquanto que o Esportivo tem 38 triunfos contra o seu rival. As equipes ficaram no empate em 51 ocasiões. Em 2021, o Clássico da Polenta pelo Gauchão foi realizado no Estádio Centenário, com vitória Grená pelo placar de 2 a 1.
Mín. 17° Máx. 24°