14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

"Mapa Cultural" pretende identificar e divulgar trabalhadores da Cultura em Bento

Nova plataforma lançada pela Secult já está disponível para cadastros. Saiba como acessar:

23/06/2021 às 07h48
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

Bento Gonçalves possui um cenário artístico plural expresso em diversos segmentos e nomes, muitos de projeção internacional. Teatro, Música, Escultura, Cinema, Dança, Literatura, entre outras áreas, integram o mecanismo da vida e da cidadania cultural do município que, mesmo em tempos de pandemia, manteve-se ativo na web.

E para buscar acompanhar as demandas do setor, a Secretaria de Cultura lança nesta semana a plataforma "Mapa Cultural", que foi produzida em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).

Os trabalhadores da Cultura de Bento Gonçalves já podem acessar e conhecer a nova ferramenta de caráter colaborativo. A plataforma é um software livre para mapeamento que contribui tanto para qualificar a gestão pública, promovendo mais eficiência, quanto para a sua atualização. O objetivo é estabelecer padrões e mecanismos para mensurar a produção cultural, gerando informações confiáveis e atualizadas.

O secretário de Cultura, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, da Fundação Casa das Artes e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/AMESNE), Evandro Soares, ressalta que a plataforma permite à população conhecer e participar da produção territorial, sendo ao mesmo tempo, uma construção de uma política pública que fortalece os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Cultura e está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. "Da mesma forma, o Mapa Cultural de Bento Gonçalves projeta para outros territórios a nossa produção artística a qual pode ser acessada em qualquer parte do mundo”, destaca.

O Mapa Cultural de Bento Gonçalves é um instrumento gratuito para os agentes culturais (pessoas ou grupos), que podem cadastrar empresas, entidades, eventos, projetos ou oportunidades. “É necessário que cada trabalhador da cultura se cadastre no mapa. Essa é uma plataforma para encontrar e ser encontrado, de divulgação e de geração de dados. Quando estiver bem alimentada, a plataforma nos mostrará indicadores que podem direcionar a criação de novas políticas culturais”, salienta a vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Juliana Gedoz Tieppo.

Como se inscrever? O passo a passo na plataforma:
Acesse o link: http://mapacultural.bentogoncalves.rs.gov.br/
No canto superior direto, clique em Entrar e siga os passos para realizar o cadastro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários