14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Ações de sustentabilidade garantem certificado à empresa Meber

Empresa conquistou Certificado de Circularidade por contribuir com a redução na emissão de 8 mil kg/CO2eq em quatro meses.

22/06/2021 às 14h26
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Exata Comunicação
Compartilhe:
Foto: Roberto Majola/Divulgação
Foto: Roberto Majola/Divulgação

As práticas de sustentabilidade adotadas pela Meber Metais nos seus ciclos produtivos conferem grandes ganhos para a marca. Esses benefícios não ficam restritos apenas à fabricante gaúcha de metais: eles também são estendidos à sociedade, gerando vantagens ambientais e sociais.

A empresa de Bento Gonçalves recebeu um Certificado de Circularidade, com dados do primeiro quadrimestre deste ano, mostrando como contribuiu para que deixassem de ser lançados na atmosfera 8 mil Kg/CO2eq (equivalente de dióxido de carbono). Isso porque consumiu 4 mil kg de embalagens plásticas de pós-consumo, o que equivale a 240 mil garrafas PET, evitando que fossem descartadas na natureza. Dessa forma, a Meber ajudou a reduzir o consumo de 4,7 mil litros de petróleo e 31,5 mil litros de água, além de 12 mil KW de energia elétrica.

No documento, expedido pela Plásticos Bellaforma, fornecedora do insumo, ainda fica evidente o impacto social das atitudes sustentáveis – e responsáveis – da Meber ao consumir plástico reciclado. A atitude auxiliou na manutenção de 100 empregos diretos e indiretos e beneficiou cerca de 10 mil pessoas por meio de projeto social.

O compromisso da Meber com a sustentabilidade do negócio vai muito além do uso consciente de embalagens, envolvendo uma série de outras ações ambientalmente adequadas que permeiam a rotina produtiva no parque fabril. As atuais instalações onde opera a empresa, aliás, foram planejadas e construídas de acordo com uma série de diretrizes ecologicamente recomendadas. Uma delas é o amplo uso de iluminação natural, diminuindo a demanda por energia elétrica.

No processo produtivo, a gestão ambiental reune medidas como captação de água da chuva e reuso da água empregada nas atividades fabris; tratamento e destinação adequados para todos os resíduos gerados; redução do consumo de matérias-primas e energia. Além disso, o trabalho segue a metodologia da ‘produção mais limpa’, cujo objetivo principal é a redução da geração de resíduos na fonte, minimizando impactos e melhorando a eficiência dos processos produtivos.

Esse cuidado com o processo estende-se ao consumidor: com alguns produtos equipados com arejadores de água, que geram economia de até 60% no consumo de água durante o uso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários