Nesta semana, foi realizada uma reunião virtual entre o poder público de Bento Gonçalves e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para tratar de uma etapa fundamental para o tão aguardado início do tratamento de esgoto município.
Após praticamente uma década desde o lançamento do projeto, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Barracão enfim começará a funcionar, permitindo que sejam coletados e tratados cerca de 30% do esgoto de Bento Gonçalves, em um sistema capaz de processar 40 litros por segundo.
Nesta fase, serão atendidos bairros da região do Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho. Entretanto, para que o novo modelo funcione, os moradores ainda precisarão fazer, por conta própria, a ligação à rede coletora da ETE.
Em virtude disso, a Corsan inicia em breve a comunicação das comunidades beneficiadas. Os técnicos irão informar sobre a operação da rede; reforçar a importância da necessidade de fazer a ligação da rede domiciliar; alertar para as consequências da não efetivação da ligação; apresentar os benefícios do tratamento do esgoto; explicar como fazer a ligação; fornecer material informativo com todas as orientações repassadas na visita.
Em virtude do Sistema 3As de prevenção ao coronavírus, as visitas serão iniciadas nas próximas semanas pelas ruas Silvio Freitas e Luis Zorrer. As equipes estarão identificadas com coletes da Corsan e equipamentos de proteção à Covid-19.
Mín. 13° Máx. 29°